Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Na Cidade de Goiás

Oficina ortopédica do Crer oferece assistência às pessoas com deficiência

Evento acontece de forma itinerante | 04.10.17 - 08:56 Oficina ortopédica do Crer oferece assistência às pessoas com deficiência (Fotos: Marcelo Rosa) 
A Redação
 
Goiânia – A cidade de Goiás e os municípios vizinhos receberam desde a última segunda-feira (2/10), atendimentos da oficina ortopédica itinerante terrestre, unidade gerenciada pelo Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), que desde a sua existência é administrado pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir).
 
Os atendimentos seguem até quinta (5), no Centro Especializado de Reabilitação (CER) de Goiás, que é habilitado pelo Ministério da Saúde para prestar assistência às pessoas com deficiência física e intelectual. Goiás é a segunda cidade a receber os serviços da oficina ortopédica itinerante terrestre.
 
O caminhão da oficina itinerante é adaptado para a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população. O serviço vai proporcionar acesso rápido a esses produtos voltados às pessoas com deficiência, uma vez que o projeto está totalmente voltado às pessoas que não possuem meios de deslocamento e acesso a uma oficina ortopédica fixa como a do Crer, instalada no município de Goiânia.
 
O atendimento é integralmente ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, dez caminhões foram distribuídos pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil.
 
Serviço mais próximo da população
Jhonathan Ferreira Dias, 27 anos, foi o primeiro paciente atendido pela equipe da oficina ortopédica itinerante na cidade de Goiás. O jovem sofreu um acidente de moto em 2016 e teve uma amputação traumática no membro inferior esquerdo, desde então se locomove usando uma muleta. “Quando fiquei sabendo que a oficina itinerante estaria na cidade de Goiás fiquei muito feliz, vou ter acesso a uma prótese que vai me trazer maior qualidade de vida”.
 
Mikaela Xavier Rodrigues é mãe da pequena Ana Liss Xavier Silva, de 2 anos. A mãe conta que a filha nasceu com paralisia cerebral e devido rigidez nas articulações está com dificuldades para dar os primeiros passos. “Estou com o pedido médico e vim em busca de uma órtese para que minha filha tenha um melhor posicionamento dos pés. Que maravilha contar com o atendimento aqui na cidade de Goiás”, relatou a mãe.
 
Outro caso é do militar Colemar Luiz Botelho, de 52 anos, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, que o deixou com alguns movimentos comprometidos. “O médico me indicou uma órtese para o membro superior e inferior. O dispositivo vai me auxiliar nas atividades do dia a dia”, contou.
 
Uma solenidade realizada na parte da manhã em frente o CER, apresentou a população os serviços oferecidos pela oficina ortopédica itinerante, que contou com a presença da Prefeita da cidade de Goiás, Selma de Oliveira Bastos Pires; Secretário Municipal de Saúde, João Batista Neto; Diretora Executiva do CER, Irmã Maria Lúcia Cândido, vereadores, servidores, moradores da cidade, e da Diretora Multiprofissional de Reabilitação do CRER, Sônia Helena Adorno de Paiva.
 
O Secretário Municipal de Saúde agradeceu a equipe do CRER por estarem na cidade de Goiás oferecendo um serviço que vai trazer melhor qualidade de vida para a população. “É uma grande satisfação receber a oficina ortopédica itinerante terrestre em nossa cidade. A população carece desse tipo de atendimento. Uma vez que a cidade de Goiás fica distante de Goiânia o que dificulta o acesso das pessoas até a capital”.
 
A oficina ortopédica itinerante é uma ação do Ministério da Saúde – Programa Viver sem Limites, através da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES/GO), com a gerência técnica do CRER.
 
A Diretora Multiprofissional de Reabilitação do CRER, natural da cidade de Goiás, se emocionou ao falar do serviço que vai beneficiar a população da cidade e os municípios vizinhos. “Há quase 30 anos ou mais eu saí da cidade de Goiás, levando comigo no coração e na alma os queridos conterrâneos que são pessoas hospitaleiras e amorosas. E hoje é com muita alegria, que estou aqui na cidade representando uma instituição e principalmente representando os meus conterrâneos, e amigos. Com esse atendimento, ampliaremos os serviços ofertados integralmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) às pessoas com deficiência que necessitam de órteses e próteses. Quero agradecer imensamente a AGIR e ao CRER por ter me colocado à frente deste projeto. Que vocês possam aproveitar os atendimentos que aqui serão oferecidos”.
 
A prefeita da cidade de Goiás disse que “a população está muito feliz e emocionada por receber os atendimentos da oficina ortopédica itinerante. Sejam muito bem-vindos. Os filhos de Goiás os recebem de braços abertos”.
 
Atendimento
Os atendimentos da oficina ortopédica itinerante acontecem em duas etapas, no primeiro momento os profissionais recebem os pacientes com uma avaliação, fazem o cadastro e recolhem as prescrições médicas e outros documentos. Dentro do caminhão itinerante são produzidos os dispositivos ortopédicos a depender da demanda dos municípios, os produtos ortopédicos mais complexos são produzidos na oficina ortopédica fixa do Crer.
 
A segunda etapa, é a entrega de todos os produtos confeccionados pela oficina. O caminhão adaptado retorna ao município para entregar a população as órteses, próteses e demais dispositivos ortopédicos.
 
A oficina ortopédica itinerante ficará quatro dias na cidade de Goiás e também vai atender os municípios vizinhos, Jussara, Itaberaí, Mozarlândia, Araguapaz, Guaraíta, Itapirapuã, Heitoraí, Britânia, Faina, Nova Crixás e Aruanã.
 
Para o atendimento da oficina ortopédica itinerante foram elencadas nas regiões de saúde, as cidades mais populosas habitadas e que possuem um CER. O trabalho da oficina será executado por meio de um processo planejado e segundo demandas das regiões. Todos os atendimentos serão previamente agendados com o CER e com a Secretaria de Saúde de cada município.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351