Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Impasse

Francisco Pontes: Basileu França retomará aulas até segunda-feira (2/10)

SED fará contrato emergencial de professores | 27.09.17 - 11:21 Francisco Pontes: Basileu França retomará aulas até segunda-feira (2/10) (FOTO: EDUARDO FERREIRA)
Mônica Parreira 
 
Goiânia –
Com o funcionamento comprometido desde sexta-feira (22/9), o Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França deve retomar as atividades normalmente até segunda-feira (2/10). Em entrevista exclusiva ao jornal A Redação, o secretário de Desenvolvimento, Francisco Pontes, informou que a pasta já está elaborando contratos emergenciais de professores.
 
A paralisação foi consequência de uma liminar da Justiça, que atendeu a uma ação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e suspendeu o contrato firmado em abril entre o Governo de Goiás e a Organização Social Centro de Gestão em Educação Continuada (Cegecon). A OS era responsável pela contratação de 90% dos professores e servidores administrativos.

Leia mais:
Basileu França tem atividades parcialmente suspensas nesta sexta-feira (22)
 
O afastamento da Cegecon ocasionou a suspensão das atividades no Basileu França. A unidade possui cerca de 4,8 mil alunos matriculados em diversas áreas, como artes visuais, música e artesanato. O titular da SED disse que somente cursos ligados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) estão funcionando esta semana.
 
“Vamos retomar as aulas de imediato, no mais tardar na segunda-feira (2/10)”, informou o secretário à reportagem. “Estamos fazendo contratos emergenciais para que os professores retornem às salas de aula. Não podemos contratá-los via OS por consequência da decisão judicial, que precisa ser respeitada, mas estamos empenhados em resolver esse problema de outras formas para retomar as atividades”, completou.
 
A ação movida pelo MP-GO, e acatada pela Justiça, questionou alguns pontos, como o processo de qualificação da entidade. O promotor Fernando Krebs também argumentou que faltou provas sobre a idoneidade moral da OS, "não tendo sido apresentadas certidões usualmente exigidas pela administração pública".
 
Sobre os questionamentos levantados pelo MP-GO, Francisco Pontes discorda. “Defendo totalmente nosso processo, que foi cuidadosamente administrado, examinado e feito com sindicâncias. Tomamos todas as precauções e cuidados necessários para que a OS que vencesse estivesse legitimamente representada pela documentação exigida por lei, e isso foi feito”, argumentou ao defender a continuidade da Cegecon.
 
Outro fato que se tornou público depois da paralisação do Basileu França foi de que alguns professores estariam com salários atrasados. Sobre o assunto, o secretário disse ter tomado conhecimento recentemente. “Estamos fazendo um levantamento da situação. Se for comprovado (o atraso se salários), vai ser pago de imediato”, pontuou.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351