Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Agehab

Governador entrega em Pirenópolis 1º residencial do projeto Casa Solar

São 149 moradias | 22.06.17 - 23:07 Governador entrega em Pirenópolis 1º residencial do projeto Casa Solar (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
 Patrimônio Nacional e uma das principais cidades do roteiro turístico de Goiás, a pequena e charmosa Pirenópolis, com pouco mais de 20 mil habitantes, ganha no próximo sábado (24/6) o primeiro empreendimento habitacional unifamiliar de interesse social do Brasil com sistema de geração de energia fotovoltaica.

O município é o primeiro do Estado a receber o projeto Casa Solar da Agência Goiana de Habitação (Agehab). São 149 moradias no Residencial Luciano Peixoto dotadas de placas geradoras de energia fotovoltaica, ligadas à rede da Celg. O governador Marconi Perillo entrega as moradias às 10 horas, em solenidade que marca o lançamento do projeto Casa Solar, que beneficiará em sua primeira etapa 1,2 famílias em quatro municípios.
 
Com a iniciativa da Agehab de implantar sistemas de energia fotovoltaica nas moradias destinadas à famílias com renda de até três salários mínimos, o Governo de Goiás destaca-se mais uma vez com projetos inovadores na execução de sua política habitacional. O residencial de Pirenópolis também é o primeiro do programa Minha Casa Minha Vida – parceiro da Agehab na construção das moradias – com essa tecnologia que assegura eficiência energética e preservação ambiental.
 
A implantação do sistema é integralmente custeada pelo Cheque Mais Moradia, modalidade Melhoria, no valor de R$ 3 mil por unidade habitacional, podendo gerar economia na conta de luz das famílias de até 70%. O presidente da Agehab, Luiz Stival, ressalta que o governador Marconi Perillo autorizou a implantação do piloto do projeto Casa Solar em 1,2 mil moradias nos municípios de Pirenópolis, Alto Paraíso, Caçu e Palmeiras de Goiás. Luiz Stival informa que a próxima entrega com o Casa Solar será em Alto Paraíso, onde o governador determinou a participação da Agehab para contribuir com o esforço do Estado em transformar o município no primeiro do Brasil em sustentabilidade.
 
O presidente da Agehab ressalta que os programas executados pelo Governo de Goiás na área de habitação desde 2011 têm a marca da modernidade, eficiência e inclusão social. Ao longo dos últimos sete anos a Agehab conquistou mais de uma dezena de prêmios nacionais e reconhecimento internacional com programas inovadores e inclusivos. “Esses programas são hoje referência para o País. A experiência de Goiás tem sido buscada por companhias habitacionais de vários Estados e municípios brasileiros. Somos ouvidos em todos os fóruns representativos da área de habitação de interesse social. Isso porque temos um governador muito empenhado em promover o acesso das famílias que mais precisam à moradia de qualidade, direito fundamental do cidadão”, frisa Stival.
 
Outro fator importante é que a Agehab está ajudando a popularizar a tecnologia, demonstrando que é possível colocá-la ao alcance da população de baixa renda.
 
Sustentabilidade e geração de emprego
Com o projeto Casa Solar, a Agehab alia sustentabilidade dos empreendimentos habitacionais – com adoção de fontes limpas e renováveis de energia – e inclusão social – com criação de oportunidades de geração de emprego e renda para as famílias. É o que já está acontecendo com a implantação dos projetos-pilotos em Pirenópolis e Alto Paraíso
.
A Agehab promoveu, durante o processo de instalação das placas fotovoltaicas, qualificação dos beneficiários para atuar com a manutenção dos sistemas. “Foram realizados cursos aos beneficiários interessados em atuar nesse novo ramo que tem crescido muito no País. Criamos oportunidades de geração de emprego e renda para as famílias, que poderão cuidar da manutenção dos sistemas de sua própria casa e dos vizinhos, além de vislumbrar uma nova profissão”, salienta Luiz Stival.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351