Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Após 6 anos

Suécia arquiva processo contra Julian Assange

Ele está refugiado desde 2012 | 19.05.17 - 08:40 Suécia arquiva processo contra Julian Assange (Foto: divulgação) 
A Redação
 
Goiânia - A Suécia arquivou a investigação contra o fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, que há quase sete anos era acusado de estupro de duas mulheres. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19/5), pela promotora pública Marianne Ny. Ela disse que foi decidido “interromper a investigação”, mas não deu mais detalhes.  
 
Assange vive refugiado desde 2012 na embaixada do Equador em Londres e sempre se negou a ir para a Suécia responder pelo processo, pois alegava que corria o risco de ser extraditado ao Estados Unidos, onde poderia ser julgados por crimes contra o Estado devido à revelação de segredos militares e diplomáticos de Washington via WikiLeaks.  
 
A Scotland Yard ressaltou que, apesar do processo na Suécia ser arquivado, o mandado de captura contra Assange continua válido.  
 
Mas deve sair em breve uma decisão do Tribunal de Estocolmo sobre um pedido de Assange para que a Suécia retire o mandado de captura europeu. Assange era investigado sob acusação de ter praticado sexo sem consentimento com duas mulheres na Suécia, mas o jornalista australiano sempre negou os crimes. Ele argumentava que estava sendo perseguido pelas autoridades dos EUA pelo vazamento de dados sigilosos.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351