Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ordem do Mérito Científico

Thiago Peixoto sugere homenagear médica goiana Celina Turchi

Ministro Kassab concorda com indicação | 27.04.17 - 09:58 Thiago Peixoto sugere homenagear médica goiana Celina Turchi A pesquisadora goiana Celina Turchi foi citada na lista de 100 pessoas mais influentes no mundo pela revista Time (Foto: Ascom Fiocruz) 
A Redação
 
Goiânia - O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) sugeriu na última quarta-feira (26/4) a entrega da Ordem do Mérito Científico à médica epidemiologista goiana Celina Turchi, reconhecida pelas pesquisas que ligaram a ocorrência de microcefalia em recém-nascidos ao vírus da Zika.
 
O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, concordou com a indicação do parlamentar goiano. A proposta foi feita durante audiência pública na Câmara dos Deputados.
 
O ministro reconheceu a importância do trabalho de Celina. “Foi uma ótima observação e sugestão do deputado Thiago Peixoto. Sabemos da relevância da pesquisa feita pela Doutora Celina Turchi. O ministério vai tomar as providências e encaminhar o que for necessário para que ela seja homenageada. É um reconhecimento muito justo”, afirmou Gilberto Kassab.
 
Thiago lembrou que a pesquisadora goiana já teve reconhecimento da revista científica Nature (uma das 10 cientistas mais influentes de 2016) e pela revista norte-americana Time (uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2016). “Nada mais justo do que o trabalho desenvolvido por ela ter o nosso reconhecimento oficial. A contribuição dela à ciência e à saúde nacional foi muito relevante”, explicou o parlamentar.
 
O parlamentar lembrou que, na lista mais recente, da Time, apenas a goiana (na categoria pioneiros) e o jogador Neymar (na categoria ídolos) eram brasileiros. “A doutora Celina é respeitada internacionalmente. É um talento nacional que precisa ser valorizado”, justificou Thiago. Celina, de 64 anos, é nascida em Goiânia, formada pela Universidade Federal de Goiás, onde foi professora, e atualmente é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Pernambuco.
 
No início do ano passado, Celina ganhou relevância por formar uma rede, com cerca de 30 de profissionais de diversas especialidades e instituições, reunidos no Merg – Microcephaly Epidemic Research Group (Grupo de Pesquisa da Epidemia de Microcefalia). O grupo de pesquisadores conseguiu identificar como o vírus Zika e a microcefalia estavam associados em apenas três meses – em janeiro de 2016 os estudos começaram e em abril já havia fortes indícios da relação.
 
Processo de escolha
A Ordem Nacional do Mérito Científico, instituída em 1993, é a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país e destina-se a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Há duas classes de membros, grã-cruz e comendador. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações é o chanceler da ordem.
 
São escolhidos cientistas com contribuição relevante à ciência e tecnologia nas áreas de ciências biológicas, físicas, ciências agrárias, ciências da terra, química, matemática, ciências sociais e humanas, ciências tecnológicas, engenharias. Há ainda a categoria de personalidades nacionais ou estrangeiras, destinadas a premiar pessoas que, embora não sejam cientistas, tenham contribuído para o desenvolvimento da ciência e tecnologia.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351