Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Recursos hídricos

Marconi assina atos para proteger qualidade da água no João Leite

Plano da Secima-GO será enviado à Assembleia | 22.03.17 - 14:05 Marconi assina atos para proteger qualidade da água no João Leite (Foto: Governo de Goiás)A Redação

Goiânia -
 Em evento de comemoração ao Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira (22/3), o governador Marconi Perillo assinou dois importantes atos para garantir o fornecimento de água de qualidade para Goiânia e Região Metropolitana da Capital: envio à Assembleia Legislativa do Plano de Manejo do Reservatório João Leite e assinatura de convênio de cooperação técnico-científica com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). O Plano, que inclui estudo técnico, custou R$ 5 milhões, e servirá de base nas ações governamentais e não-governamentais para proteção do manancial e o fortalecimento da APA João Leite.
 
O governador informou que já encaminhou o Plano de Manejo do Reservatório João Leite para análise da Casa Civil, que o enviará para apreciação da Assembleia Legislativa. Sobre o convênio com a PUC-Goiás, Marconi observou que trata-se de uma instituição que, ao longo de sua história, tem desempenhado um importante papel na defesa do meio ambiente, da sustentabilidade e do bioma do Cerrado, sem perder foco de minimizar os impactos do aquecimento global. Também destacou que o arcebispo Dom Washington Cruz e o reitor da PUC-GO, Wolmir Amado, têm se engajado pessoalmente na defesa de ações ambientais sustentáveis.
 
Na solenidade, o governador também elogiou a “forma competente” com que o secretário Vilmar Rocha conduz a Secima (Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos), liderando uma ampla Pasta, que atua desde as políticas públicas urbanas, voltadas para as cidades e a Região Metropolitana de Goiás, à formulação de ações de proteção aos recursos hídricos e sustentabilidade ambiental. O governador também homenageou o ex-presidente da Saneago José Taveira Rocha, “um homem honesto, integro, probo”, que segundo ele sofreu uma “tremenda injustiça” recentemente, a exemplo do ex-diretor Afrêni Gonçalves, alvos da Operação Decantação, desencadeada pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal. Na oportunidade, foram agraciados com a comenda “Berço das Águas”, criada pela Secima para homenagear pessoas que fizeram e/ou fazem algum trabalho de proteção às águas: José Taveira Rocha, o engenheiro João Ubaldo Teles, o ambientalista e proprietário da Ecovila Fazenda Santa Branca, Jeremias Lunardelli, o reitor Wolmir Amado, e o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz.
 
Ao discursar no evento, o secretário Vilmar Rocha ressaltou a importância do Plano de Manejo do Reservatório, assinado pelo governador. “Com esse Plano, será possível melhorar a gestão da área onde está concentrada a APA do João Leite”, destacou.
 
Ele enfatizou que o Plano de Manejo será fundamental para as formulações de políticas públicas de proteção à APA do João Leite, uma das mais importantes do Estado, porque dela depende o fornecimento de água de qualidade para abastecimento de Goiânia e região metropolitana.
 
O presidente da Saneago, Jalles Fontoura, destacou que o grande patrimônio da Saneago é a água. Sobre a posição estratégica de Goiás em relação à formação das principais bacias hidrográficas do País, disse: “Goiás é uma grande caixa d’água”.  Em relação ao abastecimento de Goiânia com água tratada, Jalles garantiu que essa é uma questão que “está encaminhada”, principalmente com a entrada em operação do Sistema Produtor Mauro Borges.
 
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Neste dia, a instituição divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351