Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

CIÊNCIA

Orientada por Marconi, UEG inaugura Laboratório de Reprodução Animal

Unidade recebeu R$ 2 milhões em investimentos | 15.02.17 - 19:57 Orientada por Marconi, UEG inaugura Laboratório de Reprodução Animal Imagem aérea campus S L M Belos da UEG (Foto: Divulgação / UEG)
 
A Redação
 
Goiânia - A partir de determinação o governador Marconi Perillo, o Campus São Luís de Montes Belos da Universidade Estadual de Goiás,  inaugura nesta quinta-feira, 16/2, o Centro Laboratório de Biotecnologia em Reprodução Animal (Biotec). Foram investidos R$ 2 milhões em estrutura, equipamentos e material. 
 
O Biotec foi construído pela UEG, em parceria com Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) e o Arranjo Produtivo Local (APL) Lacteo, da microrregião de São Luís de Montes Belos. De acordo com a UEG, houve uma orientação do governador para que a UEG invista em cursos e ações voltados para fortalecer as características econômicas específicas, as peculiaridades e aptidões de cada região.
 
O novo laboratório vai realizar coleta, processamento e avaliações de sêmen de ovinos, bovinos e equinos, e atuar como instrumento de pesquisa, ensino e extensão da UEG na formação e capacitação de recursos humanos técnicos. O laboratório também vai atender os produtores de todo o Estado, em especial da microrregião do Vale do Araguaia.
 
Com as análises do Biotec será possível melhorar a taxa de fertilidade dos três rebanhos, propiciando animais de melhor qualidade genética, por meio da inseminação artificial e da produção in vitro de embriões.
 
Produção de embriões
 
O Bioec também vai produzir embriões in vitro, que serão oferecidos a custo subsidiado aos pequenos produtores, que hoje não têm condições de arcar com os altos valores. “Trata-se de uma tecnologia ainda não muito difundida para os pequenos produtores rurais”, observa o coordenador do laboratório, Klayto José Gonçalves dos Santos, que também é professor do curso de Medicina Veterinária e Zootecnia da UEG. Para se ter uma ideia, uma prenhez de embrião hoje pode custar entre 600 reais e 1.000 reais.
 
Dessa forma, o laboratório facilitará o acesso desses pequenos produtores a embriões com genética superior. Consequentemente, produzirá animais adaptados e mais produtivos, tanto de corte quanto de leite.
 
Com o Biotec, a Universidade cumpre com seu papel de fomentador do desenvolvimento tecnológico, econômico e social, dentro das premissas de inovação tecnológica do Governo de Goiás, em programas como o Goiás Mais Competitivo e Goiás Inovador.
 
SERVIÇO
 
UEG inaugura Centro Laboratório de Biotecnologia em Reprodução Animal, em São Luís de Montes Belos
 
Data: quinta-feira, 16/2/17
 
Horário: a partir das 8h30
 
Local: Fazenda Escola do Campus São Luís de Montes Belos da UEG
 
Endereço: Rodovia GO-060, Km 122, sentido Iporá - GO

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351