Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Opinião

"Marconi anteviu agravamento da crise econômica", diz Ana Carla

Secretária avalia trabalho feito desde 2014 | 18.12.16 - 17:49 "Marconi anteviu agravamento da crise econômica", diz Ana Carla (Foto: divulgação)
 
A Redação
 
Goiânia - A secretária da Fazenda de Goiás, Ana Carla Abrão Costa, afirmou que o governador Marconi Perillo anteviu, ainda em 2014, que as medidas de austeridade iniciais tomadas naquele ano para conter os efeitos da crise econômica brasileira não seriam suficientes para tirar as contas públicas do impacto negativo da recessão. 
 
"O governador Marconi Perillo foi muito visionário nesse propósito. Quando ele me convidou, em dezembro de 2014, já deixou muito claro, dizendo que a reforma administrativa e o corte de gastos que havia levado adiante não seriam suficientes para a trajetória de recessão", afirmou a titular da Sefaz neste domingo (18/12).
 
Ana Carla disse ainda que Marconi já previa que a crise nacional, com recessão e desemprego, tendia a se agravar em 2016, o que acabaria exigindo, preveniu, a adoção de medidas de austeridade mais amplas e profundas, com foco no médio e longo prazos. “Já se especulava o agravamento da crise, e ele não achava que o que tinha feito seria suficiente", destaca a secretária. Segundo a secretária, as medidas tomadas em 2014 foram emergenciais, para evitar o colapso das contas públicas.
 
"O Programa de Ajuste Fiscal que implantamos em 2015 e 2016 visava tirar Goiás da rota de colapso, contando com a recuperação econômica e, assim, os ajustes seriam mais pontuais", disse, para em seguida ponderar que "só que a recuperação não veio e, então, tudo será mais lento que o previsto”. 
 
As medidas de austeridade adotadas em 2014 reduziram o número de secretarias de 16 para 10, extinguiram 5 mil cargos comissionados e implicaram num corte drástico com custeio da máquina, o que resultou numa economia de R$ 3,5 bilhões, superior à prevista inicialmente.
 
Graças a essas medidas, observa a secretária da Fazenda, foi possível manter a folha do funcionalismo rigorosamente em dia, garantir a plena continuidade dos serviços públicos essenciais, com destaque para Educação, Saúde, Segurança e os Programas Sociais e prosseguir com os investimentos, especialmente aqueles necessários à conservação dos bens públicos, como as rodovias estaduais.
 
"Sem essas medidas, nada disso teria sido possível", afirma Ana Carla, ponderando que as medidas em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás visam garantir o "futuro das contas públicas". Segundo a secretária, dessa forma o ajuste de 2014 tirou Goiás do colapso, ao contrário do que ocorreu no Rio de Janeiro e outros Estados.
 
Ao apresentar o Programa de Austeridade pelo Crescimento do Estado de Goiás, há 15 dias, Marconi afirmou que as medidas visam garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento humano no médio e longo prazos, visando preservar o emprego e a renda. "As medidas têm caráter estrutural e não visam apenas o agora, mas o amanhã. Não objetivam resolver apenas o problema de conjuntura, mas impactar positivamente as contas públicas", detalhou o governador.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351