Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

SEGURANÇA PÚBLICA

Anuário brasileiro de segurança aponta queda da criminalidade em Goiânia

Redução registrada foi de 13% | 28.10.16 - 17:38

A Redação

Goiânia -
A cidade de Goiânia registrou queda de 13% nos crimes violentos letais intencionais. Esse resultado foi divulgado pela 10ª edição do Anuário brasileiro de segurança pública, cujos números começaram a ser divulgados nesta sexta-feira (28/10). A capital apresentou quedas nas ocorrências de crimes em todos os indicadores do estudo.  
 
Goiânia ficou na oitava posição de maiores reduções no período de 2014 para 2015. Além disso, houve redução de 50,6% nas lesões corporais seguidas de morte, e redução de 4,5% nos latrocínios, que são os casos de roubo seguido de morte.
 
Porém, dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), apresentados pela Superintendência Executiva de Ações Integradas e a Gerência do Observatório de Segurança Pública apontam números ainda mais significativos relativos ao ano de 2016.
 
No acumulado de janeiro até o dia 26 de outubro, a taxa de redução de homicídios na capital está em 38,16%. De acordo com os números oficiais, a projeção é que 2016 feche com uma redução de mais de 40% em Goiânia.
 
Em Goiás
O mesmo comparativo do Anuário brasileiro, observados os números em todo o Estado, aponta estagnação no aumento de casos de crimes violentos letais intencionais em todas as regiões goianas, entre os anos de 2014 e 2015. A estabilidade possibilitou declínio nessas modalidades de ocorrência em 2016, de acordo com o Observatório de Segurança Pública. Já nos casos de latrocínio, a redução teve início em 2015, quando apresentou queda de 19% em relação ao ano imediatamente anterior.
 
Do início do ano até a última quarta-feira, a taxa de redução de assassinatos em Goiás está em 30,33%. Na projeção do Observatório de Segurança Pública, o ano deve ser encerrado com queda de cerca de 35% nos casos. Números reafirmam tendência de redução em todas as ocorrências de crimes violentos letais intencionais em 2016.
 
Ações
A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) considera os números do 10º Anuário brasileiro de segurança pública como consequência do aumento de ações proativas. De acordo com a pasta, investimentos em inteligência e ações integradas entre todos os entes que compõem o aparato de segurança pública do Estado antecedem ações criminosas.
 
Além do aumento dos investimentos e ações preventivas, houve um acréscimo de ações ostensivas, tanto da Polícia Militar quanto da Civil.  As forças de segurança do estado seguem protocolos de atuação que preveem ações de preservação da vida de todos os envolvidos, seja em abordagens, bloqueios, conflitos e em confrontos.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351