Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Economia

Cartão de crédito é maior vilão do endividamento em Aparecida de Goiânia

Pesquisa foi divulgada pelo Procon municipal | 27.10.16 - 16:06 Cartão de crédito é maior vilão do endividamento em Aparecida de Goiânia (Foto: asttter.org.br)

Rafaela Bernardes

Goiânia -
O departamento de cálculos e pesquisas do Procon Municipal de Aparecida de Goiânia divulgou na manhã desta quinta-feira (27/10) levantamento realizado pelo órgão sobre o endividamento da população do município. O resultado mostrou que o maior vilão dos devedores é o cartão de crédito. 
 
Entre os dias 1° de agosto e 24 de outubro, 593 pessoas procuraram atendimento no Procon para conseguir renegociação das dívidas. Destes consumidores, 42,16% estão devendo cartão de crédito, 21,34% devem o cheque especial e 12% estão com o nome sujo por conta dos crediários próprios. No mês de setembro a taxa de juros do cartão de crédito chegou a 480% ao ano, a taxa do cheque especial no mesmo período foi de 324%. 
 
O presidente do Procon de Aparecida, Marinho Resende, explica que a crise resultou no aumento do número de pessoas que procuram o órgão para pedir ajuda. "O mais grave de toda essa situação é que 52% desses consumidores que atendemos não vão conseguir pagar suas dívidas. Isso porque eles ganham menos do que o valor da prestação necessária para quitar os débitos", explicou. 
 
 
(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Aparecida de Goiânia)
 
Dos 593 processos abertos no Procon durante o período da pesquisa no município, apenas em 49 o consumidor conseguiu resolver o problema. Marinho ressalta que normalmente as financeiras estão dispostas a negociar, muitas vezes o empecilho é a falta de dinheiro do consumidor para pagar as parcelas. 
 
"Na maioria dos casos o consumidor não tem dinheiro nem para negociar. Neste momento de crise, não tem jeito. A melhor dica do Procon é para que o consumidor pise no freio na hora de gastar", ressaltou o presidente do Procon de Aparecida. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351