Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Força-Tarefa

Goiás é único Estado com salas de controle do Aedes em todos os municípios

Trabalho foi destaque durante encontro no DF | 26.10.16 - 17:39 Goiás é único Estado com salas de controle do Aedes em todos os municípios (Foto: Reprodução / conectasus.go.gov.br)
Lucas Cássio
 
Goiânia - Durante uma reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada em Brasília (DF) na última semana, Goiás foi destaque por ser o único Estado brasileiro em que todos os municípios contam com salas de coordenação e controle do Aedes aegypti e do vírus zika. As 246 salas de coordenação municipais fazem parte da logística da Força-Tarefa “Goiás contra o Aedes”, lançado em dezembro de 2015.  
 
“Elas fazem o monitoramento do número de focos encontrados. Goiás foi destaque porque é o único que conseguiu implantar uma sala em todos os municípios. Isso só ocorreu graças a uma parceria com a secretaria estadual, Corpo de Bombeiros e com as secretarias dos municípios”, afirmou Fernando Cupertino, assessor técnico da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES).
 
Fernando Cupertino ainda ressaltou que, por meio de uma parceria com o governo do Distrito Federal, foi possível instalar uma sala Interfederativa que é responsável por monitorar as cidades do Entorno do DF. “Elas foram fundamentais para conseguirmos reduzir o índice da presença do mosquito”, disse. 
 
Segundo a SES, o trabalho da força-tarefa é acompanhado, em tempo real, no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, que funciona na sede da Secretaria, em Goiânia.  Com esse serviço é possível verificar a situação de cada casa nos municípios goianos que foram visitadas. 
 
Para Magna Maria de Carvalho, gerente de epidemiologia da SES-GO, mesmo com as ações de controle realizadas pela secretaria, é preciso colocar em prática tudo aquilo que já é de conhecimento de todos. “Evitar acúmulo de água parada em objetos, vedar as caixas d´água adequadamente, cuidar de piscinas e usar repelentes ajudam a conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da zika, dengue, chikungunya e febre amarela”, ressaltou.
 

(Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)
 
Com a ação “Goiás contra o Aedes”, cerca de 10 milhões de visitas domiciliares foram feitas, mais de 100 mil focos do mosquito Aedes Aegypti foram eliminados e houve também uma diminuição de 95% dos focos do mosquito em e a maior redução dos casos de dengue dos últimos quatro anos. 
 
No último boletim epidemiológica divulgado pela SES, de 3 de janeiro a 15 de outubro deste ano, mostra que nenhum município goiano está em condições de alto risco da dengue, três estão na situação de médio risco e 243 de baixo risco.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351