Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sem concorrência

Quatro cidades goianas têm apenas um candidato na disputa pela prefeitura

Confira lista de municípios | 19.09.16 - 16:07 Quatro cidades goianas têm apenas um candidato na disputa pela prefeitura (Foto: Reprodução\TRE)

Rafaela Bernardes

Goiânia -
Quando se fala em eleição, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os nomes que vão concorrer a algum cargo público. Por exemplo, na disputa para a prefeitura de Goiânia deste ano, temos sete candidatos que disputam voto a voto a preferência dos eleitores. Mas esse cenário de concorrência não acontece em todos os municípios do Estado.
 
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores de 97 municípios de 13 Estados brasileiros terão apenas um candidato ao cargo de prefeito para votar no dia 2 de outubro. Ou seja, nessas cidades não há concorrência. Em Goiás, os municípios de Moiporá, Mutunópolis, São João da Paraúna e Vianópolis são exemplos de cidades que contam com candidatos únicos. 
 
Analista eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE), Alexandre Azevedo explica que não há nenhum impedimento legal para que esses municípios apresentem mais candidatos durante o processo eleitoral. "O fato de algumas cidades apresentarem apenas um candidato na disputa pela administração municipal se dá por questões políticas locais. Seria por falta de interesse de outros partidos em lançar candidato ao cargo". 
 
Nesses casos onde os eleitores têm apenas um candidato para votar, o resultado da eleição já é previsto. "Em cidades onde apenas um político concorre ao cargo de prefeito basta que o candidato esteja vivo e que vote em si mesmo no dia da votação para que ele seja eleito", explicou Alexandre. 
 
Ainda de acordo com o levantamento do TSE, o Estado com maior número de cidades com apenas um candidato à prefeito para esta eleição é o Rio Grande do Sul. Para consultar todos os 97 municípios basta acessar o site.  



 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351