Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Fontes luminosas da Praça Cívica são inauguradas

Marconi Perillo participou do evento | 31.08.16 - 21:18 Fontes luminosas da Praça Cívica são inauguradas (Foto: João Unes/A Redação)
A Redação

Goiânia -
O governado Marconi Perillo participou na noite desta quarta-feira (31/08) da entrega das fontes luminosas da Praça Cívica. Ao lado do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, ele destacou as parceiras nas três esferas: Governo Federal, Estadual e a Prefeitura Municipal. "Quando a gente se junta, pelo bem comum, nós materializamos sonhos", afirmou o governador. A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, também participou da entrega da obra.

O projeto de revitalização da Praça Cívica, cuja primeira etapa foi inaugurada em 24 de outubro de 2015, aniversário de Goiânia, foi cedido pelo governo estadual à Prefeitura de Goiânia, que executou a obra com recursos do PAC Cidades Históricas, sob supervisão do Iphan. “Nós tínhamos o projeto e íamos executar essa obra quando soubemos que, a pedido da Prefeitura de Goiânia, o Iphan havia considerado essa praça como um dos projetos do PAC Cidades Históricas. Não havia tempo para a Prefeitura montar um projeto, e nosso projeto havia ficado muito bom. O prefeito me solicitou e doamos esse projeto à Prefeitura”, explicou Marconi, em entrevista à imprensa.
 

(Foto: divulgação)
 
Em seguida, afirmou que a revitalização da Praça Cívica, que fica no coração de Goiânia e é considerada o marco zero da Capital, é a entrega de um presente para a cidade e para as famílias de Goiânia que já frequentaram muito o espaço no passado. Na tarde de hoje, o governador esteve reunido em Brasília com o ministro da Cultura, Marcelo Calero, com quem discutiu a continuidade do projeto de revitalização da Praça Cívica, que é transformá-la em um circuito cultural, a partir da requalificação de seus prédios.
 
O funcionamento das fontes integra as obras de requalificação da praça, que foram executadas por empresa terceirizada sob a fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). Nas duas fontes luminosas, que medem 20 metros x 13 metros, são usadas lâmpadas de led com cores que variam de acordo com a programação eletrônica. 
 
Cada uma das fontes tem 96 jatos de água funcionando alternadamente por meio de um sistema chamado de “fonte seca”, pois não acumula água na bacia. As fontes ficarão ligadas em horário programado, das 10h às 14h e das 18h às 22h, podendo ser alterado, caso necessário. 
 
"É um esforço coletivo de restauração de um espaço coletivo e de convivência social. É com muita alegria que nós viemos entregar as fontes que já existiam, mas foram modernizadas. Estamos resgatando mais esse compromisso", disse Paulo Garcia. 
 

(Foto: João Unes/A Redação)
 
Durante coletiva de imprensa, Marconi afirmou que vai trabalhar para que parcerias como essa continuem beneficiando a população. Ele ainda disse que a futura presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, anunciou que a preimeira reunião após a posse dela será com os governadores para discutir o pacto federativo, principalmente em relação a segurança pública. 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351