Mônica Parreira
Goiânia – Visitar um asilo, ouvir moradores e revitalizar algum ambiente do lugar em exatamente duas semanas. Esse foi o desafio que os colaboradores da Rizzo Imobiliária receberam em mais uma etapa do Empreendedor Interno, um programa de valorização desenvolvido dentro da empresa.
Em sua 3ª edição, o Empreendedor Interno divide colaboradores em três grupos (Powers, Invictus e Stars). Todo mês é dada uma missão, com prazos e metas a serem cumpridas e recompensas para o vencedor. A primeira, em maio, foi produzir uma reportagem jornalística sobre relacionamento com clientes. Depois, os participantes precisaram multiplicar valores, ou seja, investir R$ 500 em algum negócio para obter lucro.
Leia mais:
Rizzo Imobiliária promove projeto para estimular colaboradores
O valor arrecadado na tarefa de multiplicar valores foi utilizado para a reforma dos asilos, na terceira missão do programa. A meta era revitalizar algum ambiente interno ou externo de um asilo em Goiânia. Os lugares beneficiados foram Sagrada Família, Solar Colombino Augusto de Bastos e Sociedade de São Vicente de Paulo.
Mãos à obra
Para a analista de talentos humanos da Rizzo Imobiliária, Fernanda Barth, o envolvimento dos colaboradores com a causa foi emocionante. “Eles fizeram campanhas de doação nas redes sociais, venderam rifas, bombons e conseguiram voluntários, como pintores e pedreiros. Até o Exército se envolveu”, explicou.
Fernanda acompanhou de perto toda a movimentação dos grupos. De acordo com ela, no asilo Sagrada Família, o grupo Powers decidiu criar um ambiente externo de lazer sob a sombra de mangueiras plantadas no pátio. “Reaproveitaram pneus para decorar o espaço, colocaram refletores para melhorar a iluminação durante a noite, instalaram churrasqueira e revitalizaram o ginásio”, disse.
Espaços de lazer foram revitalizados em dois asilos (Foto: divulgação)
Investir no lazer também foi o critério adotado pelo grupo Stars na Sociedade de São Vicente de Paulo. “Os colaboradores quebraram parede, pintaram algumas estruturas, montaram pergolado com plantas, revitalizaram e também adquiriram cadeiras de descanso e outras coisas mais”, explicou a analista da Rizzo Imobiliária.
Entre os critérios para eleger o projeto vencedor estavam o envolvimento com as pessoas, criatividade e visão empreendedora. O grande vencedor foi o grupo Invictus. Ouviram a demanda dos moradores e optaram por reformar os banheiros do Solar Colombino Augusto de Bastos. Fernanda contou que os colaboradores tiveram que improvisar o uso dos banheiros enquanto passavam por reforma.
Antes e depois da reforma do banheiro (Foto: divulgação)
O piso, antes velho e escorregadio, foi trocado por um adequado. Segundo a analista, o grupo também colocou portas individuais, que não existiam, trocaram chuveiros, consertaram vasos sanitários e finalizaram a reforma com uma pintura. “Foi bonito ver o zelo deles, porque tinham aquele sentimento de querer cuidar dos idosos enquanto trabalhavam na melhoria da estrutura”.
Recompensa
A cada missão, os integrantes do grupo vencedor recebem alguma premiação em forma de lazer. Fernanda explicou que, como o envolvimento geral com a reforma dos asilos foi satisfatório, a Rizzo Imobiliária optou por premiar a todos. “Os membros dos três grupos vão passar um dia em Salto de Corumbá. E para diferenciar os vencedores da missão, cada integrante do Invictus poderá levar um acompanhante”, disse.
O Empreendedor Interno vai eliminando os participantes em cada etapa. A expectativa é que sobrem três colaboradores no final do ano. O primeiro colocado vai para a Walt Disney World, nos Estados Unidos. Já o segundo colocado terá direito a passar a virada do ano no Rio de Janeiro. O terceiro lugar garante uma viagem a Porto Seguro, todos com direito a acompanhante. O resultado final será divulgado durante uma confraternização de fim de ano voltada para todos os colaboradores da imobiliária.