Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde Animal

Goiás recebe o certificado internacional de zona livre de peste suína

Ao todo, 14 Estados receberão o título | 23.05.16 - 17:08 Goiás recebe o certificado internacional de zona livre de peste suína (Foto: Fotos Públicas)
A Redação

Goiânia -
Goiás vai receber na próxima quinta-feira (26/05), na cidade de Paris, o certificado internacional de zona livre de Peste Suína Clássica (PSC). O título será concedido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Desde 2013, a Peste Suína Clássica passou a fazer parte da lista de doenças passíveis de certificação internacional pela OIE. Desde então, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) tem trabalhado para garantir o título para o Estado.
 
A veterinária e coordenadora do Programa Estadual de Sanidade de Suídeos da Agrodefesa, Poliana Junqueira, explica que Goiás, que já fazia parte da zona livre de PSC nacionalmente, reconhecida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), iniciou de forma intensa o processo para conseguir a certificação internacional. “Já estamos há três anos trabalhando em todo o estado para conseguir este objetivo”, explica ela.
 
Poliana ressalta que para ter o certificado, todas as ações de vigilância para a doença na zona livre, descritas na Norma Interna do Departamento de Saúde Animal nº05-2009 do Mapa, que já eram executadas, foram melhoradas e incrementadas. “Além disso, as ações com suídeos asselvajados (javalis) foram iniciadas e diversas atividades vem sendo realizadas desde então”, destaca a coordenadora.
 
Ela explica que esse certificado significa a conquista da credibilidade perante os países quanto à ausência da doença no nosso estado. “Isso resultará em ganho de novos mercados importadores da carne e seus produtos”, afirma. Atualmente, Goiás exporta carne suína e produtos para 110 países. “Estamos em 4º lugar no ranking de exportação de carne suína com 10% das exportações, atrás de Santa Catarina (com 35%), Rio Grande do Sul (33%) e Paraná (12%)”, detalha Poliana.
 
OIE
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que tem sua sede em Paris, na França, é a organização internacional que define as normas sanitárias sobre as doenças dos animais de produção. Usa o princípio da transparência, quando cada país membro se compromete a declarar as enfermidades dos animais que detecta em seu território. Poliana conta que a OIE colabora com a informação científica quando compila, analisa e difundi a mesma, na luta contra as enfermidades dos animais. Foi criada em 1924, e o Brasil é membro signatário desde então.
 
A doença
A coordenadora da Agrodefesa explica que a Peste Suína Clássica (PSC) é uma enfermidade viral, contagiosa dos suínos domésticos e selvagens, e é de declaração obrigatória à OIE. “A doença causa alta mortalidade em todas as fases de produção, febre, amontoamento de leitões, perda de apetite, apatia, debilidade e conjuntivite”, conta a veterinária.
 
Ela acrescenta que o sinal clínico que melhor representa a doença, é a marcante vermelhidão na pele do animal, em especial nas extremidades como orelhas, focinho, ventre e membros. Integra as chamadas 'doenças vermelhas dos suínos'. A PSC atinge suínos domésticos e javalis. Segundo Poliana, a doença não é uma zoonose e não causa riscos para a população. “Os prejuízos advindos de um foco de PSC seriam de ordem econômica, como: perca de mercados importadores, custos com saneamento do foco, indenizações, entre outros”, destaca a veterinária.
 
A coordenadora fala ainda que não há tratamento para a doença e a vacinação na zona livre é proibida. “A Agrodefesa mantém diversas ações de vigilância ativa e passiva em todas os locais onde existam suídeos: granjas de reprodutores de suínos, granjas comerciais, criatórios de subsistência, abatedouros de suínos e atividades com javalis, com colheita constante de amostras de sangue inclusive”, finaliza.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351