Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Após delação de Delcídio

Janot pede que STF investigue Dilma e Lula na Lava Jato

Mercadante deverá ser investigado | 03.05.16 - 08:51 Janot pede que STF investigue Dilma e Lula na Lava Jato Lula e Dilma no dia da posse do ex-presidente como ministro da Casa Civil (Foto: Agência Brasil)
Yuri Lopes
 
Goiânia
- O procurador-geral da República, Rodrigo Jantot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que abra inquérito para investigar a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula dentro da Operação Lava Jato.
 
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro, também são alvo da Procuradoria Geral da República.
 
A ação que cita Dilma, Lula e Navarro tem como fundamentação a delação premiada do senador Delcídio Amaral.
 
De acordo com os procuradores, há fortes elementos contra Dilma que justificariam um inquérito para identificar se ela participou de ações para atrapalhar as investigações do esquema de corrupção na Petrobras. A suspeita é que a presidente tenha cometido crime de prevaricação.
 
A citação a Lula no pedido da PGR se refere ao pricedimento de indicação a ministro da Casa Civil. Janot disse ao STF que tentar ser nomeado ministro caracterizou desfio de finalidade.
 
Ao jornal Folha de S. Paulo, a defesa de Lula disse que a nomeação do ex-presidente como ministro já era discutida desde o ano passado e que a posse não teve nenhum objetivo de alterar seu foro de investigação.
 
Marcelo Navarro disse ao jornal paulista que não se comprometeu a tomar decisões para libertar empreiteiros ao ser indicado para o STJ.
 
Já Mercadante confirmou à Folha que ofereceu ajuda a Delcídio, mas negou que tenha tido intenção de impedir sua delação premiada.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351