Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiás

Leitos reformulados de UTI são inaugurados no Hugo

Memorial para doadores de órgãos foi criado | 27.04.16 - 18:58 Leitos reformulados de UTI são inaugurados no Hugo (Foto: Cleverlan do Vale)
A Redação
 
Goiânia - Equipamentos que compõem os novos leitos de terapia intensiva do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) foram entregues nesta terça-feira (26/4). Dos 59 leitos de UTI na unidade, 20 foram reformulados. A expectativa, segundo os gestores do hospital, é que até o final deste ano os outros 39 também sejam contemplados.  
 
Todos os leitos reformados contam com pontos de hemodiálise, camas elétricas, televisões de LED com programação convencional e som direcionado e individualizado por cama. Os fones de ouvido são descartados e vão ser trocados na hora da alta médica. Os leitos também são separados entre si por cortinas. Os ventiladores para a respiração mecânica dispõem de módulos não invasivos, que proporcionam um suporte ventilatório sem a necessidade da intubação.
 
Dois leitos são destinados a pacientes que necessitam de isolamento, tanto o de contato como o respiratório, a exemplo da H1N1, gripe A, tuberculose e bactérias como klebisiella multirresistente. A UTI conta com quartos separados por sexo e com armários individuais; banheiros individuais feminino e masculino; copa com pias, geladeiras, micro-ondas, mesas e cadeiras. 
 
O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, lembrou que a estrutura da UTI existia há 25 anos e nunca tinha passado por melhorias. “Com esta reforma a população de Goiás poderá ser assistida na rede pública com padrão de qualidade internacional”, afirmou. 
 
Memorial 
Com o objetivo de prestar uma homenagem aos doadores de órgãos e seus familiares também foi inaugurado o Memorial Árvore da Vida, obra assinada e doada pelo artista plástico Siron Franco. 
 
De acordo com o diretor Geral da unidade, construir um memorial para homenagear doadores é uma forma de valorizar o ato das famílias que, mesmo diante da dor da perda de um ente querido, tiveram a nobreza de ajudar outras pessoas. 
 
O Hugo é atualmente a unidade de saúde que mais capta órgãos para doação em Goiás, respondendo pela maioria das captações. Em 2014, quando o hospital começou este trabalho, foram coletados no Estado 70 órgãos, sendo que 67 deles foram provenientes de pacientes do Hugo. Em 2015, dos 113 órgãos captados para doação, 82 foram provenientes do Hugo.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351