Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Seguindo a tradição

Marconi prestigia a Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás

Governador foi saudado por moradores | 24.03.16 - 17:26 Marconi prestigia a Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás (Foto: Gabinete de Imprensa do Governo de Goiás)
A Redação
 
Goiânia
– Seguindo a tradição de acompanhar o evento mais antigo do Estado, o governador Marconi Perillo esteve na cidade de Goiás para acompanhar, na madrugada de quarta-feria (23/3) para quinta (24) a Procissão do Fogaréu.

Leia mais:
Procissão do Fogaréu reúne milhares de fiéis na cidade de Goiás
 
A procissão começa á meia-noite, quando as luzes do Centro Histórico da cidade, entre a Igreja da Boa Morte e a Praça do Coreto, se apagam e dão lugar às tochas,  iluminando um espetáculo ao ar livre, que reuniu cerca de 5 mil pessoas, nas ruas de pedra da antiga capital goiana.

 
Da sacada do Palácio Condes dos Arcos, o governador acenava para os fieis, acompanhado de familiares e da secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira.
 
A tradição de 271 anos foi encenada por 40 farricocos, personagens vestidos com túnicas coloridas e capuzes pontiagudos, representando soldados romanos. Eles partiram da Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, na praça principal da cidade, declarada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Acompanhados pela multidão,  seguiram à procura de Jesus Cristo, em um percurso de 2 quilômetros.
 
Fé e tradição
A Procissão do Fogaréu é encenada desde 1745 na Cidade de Goiás, que foi capital do Estado até 1933. O evento histórico na cidade, de arquitetura colonial portuguesa, atrai turistas de vários lugares do Brasil. Há relatos de que a tradição nasceu na Espanha e em Portugal e foi levada a Goiás pelo padre espanhol João Perestelo Espíndola. O ritual representava a penitência e a condenação pública de pecadores, e depois se transformou em uma festa que lembra a prisão de Cristo.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351