Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Brasília

Dilma convoca reunião ministerial sobre zika nesta segunda

Campanha de combate ao Aedes está na pauta | 01.02.16 - 19:07
Brasília - A presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião ministerial para o fim da tarde desta segunda-feira, 1º. Na pauta do encontro, a discussão sobre a campanha de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Desde a semana passada, Dilma decidiu tomar a frente do que tem chamado de "batalha" contra o mosquito. Mobilizou diversos ministérios para mostrar que o governo está colocando em prática ações para resolver o problema, principalmente o aumento do número de casos de bebês com microcefalia.

Nesta segunda, a presidente editou uma medida provisória que autoriza agentes de saúde a entrarem, mesmo que de maneira forçada, em imóveis públicos ou particulares que possam estar servindo de criadouros do Aedes. A medida também vale para residências que estejam abandonadas ou na ausência de pessoa que possa permitir o acesso do profissional. Se necessário, o agente público poderá requerer o auxílio de força policial. Dilma também determinou que as Forças Armadas utilizem cerca de 60% do seu efetivo - cerca de 220 mil homens - para uma campanha de orientação à população que vai ocorrer logo após o carnaval.

Entre os dias 15 e 18, 50 mil militares visitarão casa por casa das cidades mais afetadas para aplicar larvicidas e inseticidas onde for necessário. O Ministério da Educação também foi incumbido de preparar uma campanha de mobilização nas escolas de todo o País. Na última sexta-feira, Dilma telefonou para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e propôs a ele uma parceria para que os dois países desenvolvessem juntos vacinas e produtos terapêuticos contra o zika vírus.

Apesar da preocupação, a reunião desta segunda foi marcada de última hora. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, teve de mudar o horário de uma viagem a São Paulo, onde vai participar de um debate sobre o assunto no programa Roda Viva, da TV Cultura. Ainda esta semana, Castro embarca para Montevidéu, onde participa de uma reunião do Mercosul para discutir estratégias para evitar que a epidemia de zika se alastre pela região. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351