Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Reintegração de posse

Justiça determina desocupação de três escolas em Goiânia

Manifestantes têm 15 dias para deixar prédios | 14.01.16 - 09:37 Justiça determina desocupação de três escolas em Goiânia (Foto: Facebook/Ocupação Lyceu de Goiânia)
 
A Redação
 
Goiânia - O Tribunal de Justiça de Goiás autorizou a reintegração de posse de três escolas da capital ocupadas por estudantes em Goiás. A liminar foi deferida na quarta-feira (13/1) pelo desembargador Geraldo Gonçalves da Costa. Segundo a decisão, os ocupantes têm o prazo de 15 dias, a partir da intimação da decisão, para deixar as dependências das escolas. 
 
Caso a decisão seja descumprida, a pena diária é de R$ 50 mil. A reintegração de posse é válida para as escolas estaduais Lyceu de Goiânia, Professor Robinho e José Carlos de Almeida (nesta, não há aulas desde o ano passado, por falta de demanda por vagas).
 
O desembargador concorda com os argumentos da petição, segundo os quais “os recorridos não só tiveram a intenção, como de fato, privaram o Estado de Goiás da posse pacífica dos imóveis públicos destinados ao fornecimento do serviço público de educação”.
 
Os ocupantes têm bloqueado o acesso às dependências das escolas. Conforme a liminar, o ato prejudica a matrícula de mais de 16 mil alunos. É também prejudicial aos formandos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que necessitam de diplomas de conclusão de curso para realizar as matrículas nas universidades.
 
De acordo com o desembargador, a questão deve ser resolvida com a “mínima perturbação social” e que o direito de manifestação, na forma como foi feita pelos alunos da rede pública estadual “viola a proteção legal conferida às crianças e adolescentes que, desacompanhadas de seus pais e responsáveis, cometem atos infracionais nos imóveis ocupados”, conforme Boletim de Ocorrência 10/2016, citado na decisão.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351