Sarah Mohn
Goiânia – A entidade Advogados Voluntários do Brasil (AVB) poderá responder judicialmente por acusar o grupo OAB Forte de praticar corrupção na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). A acusação está publicada em um jornal de quatro páginas contendo o logotipo da AVB e distribuído em Goiás.
O jornal A Redação apurou que o ex-presidente Henrique Tibúrcio está tomando medidas judiciais cabíveis e poderá processar criminalmente o autor do material. Já o ex-presidente Miguel Cançado criticou a publicação e classificou o jornal como apócrifo.
“É um material sem credibilidade, sem assinatura específica. Não há identificação de que entidade é essa que promove a publicação desse material. Eu o tenho como material apócrifo”, disse. Cançado ainda questionou: “quem são esses Advogados Voluntários do Brasil? Que entidade é essa? Que associação é essa? Não contribui em nada com o processo eleitoral por que a Ordem passa.”
O folhetim estampa recortes antigos de reportagens jornalísticas em que o ex-vice-presidente Sebastião Macalé acusa a existência de dívidas na seccional goiana, enquanto o atual presidente da Ordem, Enil Henrique de Souza Filho, ainda era diretor-tesoureiro. Traz ainda matérias sobre empréstimos contratados por Enil Henrique e artigos de advogados criticando falta de transparência na OAB-GO.
(Foto: Reprodução)
Procurado pela reportagem, o presidente da AVB, Valdir Leite Queiroz, confirmou que o jornal foi editado e distribuído pela entidade e justificou que o objetivo do material é “combater a corrupção”. “No meu entendimento, não existe transparência na OAB e existe corrupção”, disse.
Recentemente, a página da AVB no Facebook publicou uma foto de Valdir Queiroz com Leon Deniz, pré-candidato ao Conselho Federal na chapa de Lúcio Flávio de Paiva. Na postagem, o presidente escreveu que “formalizou convite” para Deniz se tornar um dos membros da entidade.
Questionado pelo AR se o jornal era uma ferramenta oposicionista, Valdir Queiroz desconversou e defendeu a "independência" da AVB. Mas afirmou que a entidade apoiará a oposição no pleito deste ano. “Ela vai apoiar a oposição, independentemente de quem for o candidato de oposição”, tergiversou.