Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ação do Detran-GO

Passeio guiado marca abertura da Semana Nacional de Trânsito em Goiânia

Grupo distribuiu rosas brancas pedindo paz | 18.09.15 - 12:15
 
Mônica Parreira
 
Goiânia - Condutores, passageiros e pedestres receberam rosas brancas na manhã desta sexta-feira (18/9), na Praça Cívica, com um pedido: “seja você a mudança no trânsito”. Foi assim que o Detran Goiás iniciou a Semana Nacional de Trânsito na capital goiana. A programação se estende até o dia 25 de setembro com diversas atividades educativas, culturais, artísticas e também passeios guiados.
 
Em meio à movimentação do Centro, quem passou pela entrada do Palácio Pedro Ludovico Teixeira também contemplou a apresentação da Charanga Jazz, um quinteto de sopros que integrou a ação pela paz. 
 
Também foram distribuídos materiais sobre educação no trânsito. “Acho que isso ajuda a trazer mais calma e tranquilidade para os motoristas”, disse o auxiliar de serviços gerais, Valdimar de Souza, ao receber a rosa branca e o panfleto. 
 
'Cidade-Pedestre'
Dando sequência à programação, um grupo promoveu passeio turístico pelas históricas ruas da capital goiana, o 'Cidade-Pedestre'. Orientado pela arquiteta Carol Farias, da empresa Sobreurbana, o grupo percorreu as calçadas da Praça Cívica, que está em obras, e depois seguiu por diversas ruas no chamado circuito Art Déco. 
 
A arquiteta contou aos participantes um pouco sobre o processo de construção de Goiânia. “Fomos um importante laboratório de como se fazer cidade naquela época”, disse. Carol também comentou sobre a importância do trabalho de preservação da Avenida Goiás, bem como dos prédios construídos sob a influência da Art Déco. 
 
A servidora pública Fernanda Marques ficou encantada com o passeio guiado.

“Eu amo o Centro de Goiânia. Aprendi muitas coisas que nem imaginava, é realmente uma iniciativa válida. Acho que temos mesmo que resgatar nossa história, e mostrar para as pessoas a beleza da cidade que a gente tem. Valeu a pena”, disse.
 
O segundo passeio guiado está marcado para este sábado (19), às 16h. O ponto de partida será a Praça Cívica. A caminhada dura pouco mais de uma hora e termina no Museu Casa Pedro Ludovico Teixeira. A organização do evento também estuda promover um terceiro passeio, na manhã de domingo (20).

Até o dia 25 de setembro, o Detran planeja realizar blitze educativas da Balada Responsável, palestras com inspetores da Polícia Rodoviária Federal, passeio ciclístico, e diversas ações de rua. A Semana Nacional de Trânsito em Goiás é realizada pelo Detran em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-GO) e a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351