Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Operação Darkode

Em conjunto com FBI, PF cumpre mandados de prisão contra hackers em Goiânia

Investigação envolve 18 países | 14.07.15 - 11:42
 
A Redação
 
Goiânia - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (14/7) a operação internacional Darkode. Realizada em conjunto com a Cyber Division do FBI, a ação cumpre mandado de prisão contra 62 hackers. No Brasil, policiais federais buscam suspeitos em Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG).
 
Considerada a maior operação de cooperação internacional da área cibernética, a investigação envolveu unidades especializadas em crimes com este perfil em mais de 18 países.
 
Investigação
De acordo com a PF, Darkode é um fórum internacional criado em 2007 que reúne os mais especializados hackers e criminosos cibernéticos. Para ser membro do fórum, o usuário necessita da aprovação de suas habilidades técnicas pelos outros membros. Após esta aprovação, o usuário recebe a credencial para acesso às partes públicas do fórum.
 
O Darkode foi utilizado para a negociação criminosa de dados de cartões de crédito, ferramentas, credenciais, vulnerabilidades, lista de e-mails e todo o tipo de informação que possa ser usada para a prática de crimes cibernéticos. 
 
A investigação começou em março deste ano. A PF identificou o dono da maior botnet ativa do país, oferecendo uma plataforma para fraudes bancárias no internet banking, serviço oferecido por aluguel mensal de até R$ 25.000,00 por usuário.
 
Os criminosos também criaram uma empresa especializada em Segurança Biométrica como fachada, contratando programadores especificamente para o desenvolvimento e atualização do sistema fraudulento.
 
Os envolvidos podem responder por associação criminosa, furto qualificado pela fraude, entre outros.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351