A Redação
Goiânia - O governador Marconi Perillo recebeu na noite de quinta-feira (23/4), no Palácio das Esmeraldas, o jornalista e escritor Jales Naves para o lançamento de seu livro Otávio Lage – Empreendedor, Político, Inovador.
Marconi parabenizou o jornalista e disse que a obra é resgate fundamental para nossa história. "Otávio Lage muito contribuiu para que Goiás desse passos significativos rumo a um futuro de crescimento e de desenvolvimento social, humano e econômico", afirmou.
O governador disse ser uma honra e motivo de orgulho abrir as portas do Palácio das Esmeraldas, que foi habitado durante cinco anos por Otávio Lage, para o lançamento do livro sobre seu legado. "Ele foi uma inspiração para mim e uma das pessoas que mais me estimularam. Otávio Lage foi um conselheiro em um dos momentos mais críticos da minha vida pública", completou.
"Outra forma de apreciar o legado do homem público que foi é o que estamos mostrando agora, com a denominação de seu nome ao Hospital de Urgências da região Noroeste de Goiânia, o Hugo II, que devemos inaugurar em breve", ressaltou Marconi. O hospital será denominado Hugol (Hospital de Urgências de Goiânia Otávio Lage).
(Foto: Walter Alves/Governo de Goiás)
Ex-prefeito de Goianésia e filho de Otávio Lage, Jalles Siqueira agradeceu ao governador Marconi Perillo pela homenagem ao seu pai, Otávio Lage, no Hugol. No livro, Jales Naves conta a vida do ex-governador registrando histórias do político, do empreendedor e do visionário. Dentre essas, a de seu pai, Jalles Machado, e a dos filhos que são extensão do trabalho o ex-governador realizou.
O livro-reportagem traz ainda histórias e observações de pessoas com quem Otávio Lage trabalhou e estiveram com ele nos diversos momentos de sua vida. Em seu discurso, Jales disse que o trabalho é um resgate de uma parcela da história goiana.
“Após amplos e exaustivos estudos e levantamentos, entrevistas e depoimentos, oferecemos a trajetória de uma pessoa simples, dinâmica e ousada: Otávio Lage. Um dos governadores que mais construíram obras necessárias, que contribuíram para tirar o Estado de um atraso histórico, em termos sociais, econômicos e políticos. Ele foi um marco de modernidade para Goiás”, completou Jales.
Aproximadamente 500 pessoas estiveram no Salão Gercina Borges para o lançamento da obra. Estavam presentes os secretários Raquel Teixeira (Cultura e Educação), Ana Carla Abrão (Fazenda), Thiago Peixoto (Planejamento), Vilmar Rocha (Meio Ambiente e Cidades), o presidente da Assembleia, Hélio de Sousa, e o ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz. Nomes da cultura goiana também marcaram presença.