Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Gestão municipal

Prefeito Paulo Garcia anuncia extinção de 11 secretarias

Expectativa é economizar R$ 72 milhões | 11.02.15 - 18:24 Prefeito Paulo Garcia anuncia extinção de 11 secretarias (Foto: Carolina Pessoni)
Carolina Pessoni
 
Goiânia - O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, anunciou a já aguardada reforma administrativa municipal na tarde desta quarta-feira (11/2). Em entrevista coletiva concedida no Paço Municipal, o prefeito explicou que as secretarias municipais serão reduzidas de 27 para 17, havendo fusão entre pastas. 
 
As secretarias de Habitação; Gestão de Pessoas; Casa Civil; Juventude; Igualdade Racial; Deficiência e Mobilidade Reduzida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Turismo, Esporte e Lazer; Fiscalização e duas extraordinárias deixarão de existir. Elas serão absorvidas por outras pastas e suas ações serão desenvolvidas por meio de superintendências.
 
De acordo com Paulo Garcia, a reorganização foi motivada pelo momento econômico que o país e o mundo vivem; pela não aprovação da nova planta de valores pela Câmara de Vereadores, que fez com que a realidade fiscal do município fosse readequada ao longo do ano; e a necessidade de otimizar a utilização de recursos estruturais e humanos no município.
 
A estimativa, segundo o prefeito, é de redução de 37% do organograma municipal. Em números, a reforma deve gerar uma economia de cerca de R$ 72 milhões aos cofres municipais.
 
"Escutamos diversos segmentos da sociedade, como a Câmara dos Vereadores, Fórum Empresarial, Fórum de Servidores e o anseio coletivo é que a reforma aconteça", afirmou o prefeito. O projeto será encaminhado para a Câmara assim que os trabalhos forem retomados.

Demissões
Paulo Garcia destacou ainda que toda estrutura será readequada e que demissões e exonerações de comissionados são esperadas. "É uma reforma corajosa. Acredito que nunca houve extinção de tantos cargos e secretarias na história de Goiânia. Apesar da extinção das secretarias, nenhuma das políticas públicas deixará de existir. Temos um objetivo a seguir e não vamos nos abalar", completou.
 
O prefeito destacou ainda que alguns nomes já estão sendo pensados e convidados para ocupar os cargos durante a reforma. "Não é oportuno, entretanto, tornar público esses nomes. Prefiro esperar a aprovação da Câmara", encerrou.
 
Confira como ficam as secretarias municipais após a reforma administrativa:

Fusão de secretarias Novas secretarias
Casa Civil / de Governo Secretaria Municipal de Governo
Administração / Gestão de Pessoas Secretaria Municipal de Administração
Desenvolvimento Urbano / Habitação / Fiscalização Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação
Trabalho, Indústria, Comércio e Serviços / Ciência, Tecnologia e Inovação Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Inovação
Educação / Esporte Secretaria Municipal de Educação e Esporte
Deficiência e Mobilidade Reduzida / Juventude / Igualdade Racial / Diversidade Sexual Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas

Será criada ainda a  Agência de Turismo e Lazer, que irá incorporar o Parque Mutirama e o Zoológico.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351