Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Trânsito

Paulo Garcia anuncia três novas obras de mobilidade urbana em Goiânia

BRT e corredor de ônibus na T-7 estão na lista | 27.01.15 - 13:55 Paulo Garcia anuncia três novas obras de mobilidade urbana em Goiânia Presidente do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás, Divino Olávio abriu rodada de perguntas ao prefeito Paulo Garcia (Foto: A Redação)
 
Mônica Parreira
 
Goiânia - Às vésperas de entregar as obras do corredor preferencial de ônibus na Avenida 85, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), afirmou que este será um ano com diversos transtornos no trânsito, provocados por grandes obras visando desafogar o trânsito. Ele pretende assinar ordem de serviço para outras três obras de grande porte nas próximas semanas. O prefeito concedeu entrevista na manhã desta terça-feira (27/1), ao Clube de Repórteres Políticos, na Assembleia Legislativa.

Paulo Garcia informou que o corredor preferencial de ônibus na Avenida 85, em fase de conclusão, entra em funcionamento neste sábado (31/1). "Ainda é cedo para falar de resultados, já que toda obra viária exige um período de acomodação, o que os engenheiros de trânsito chamam de maturação da obra. Depois de algumas semanas, as novas regras viram rotina para os usuários da via e então os benefícios começam a surgir", disse.
 
Para o prefeito, a eficácia do novo corredor preferencial terá a mesma proporção daquela observada em obras semelhantes, nas avenidas Universitária e T-63. "Há uma satisfação enorme dos usuários do transporte coletivo, porque ele consegue perceber a redução do tempo entre a origem e o destino de sua viagem. Também beneficia o usuário do veículo particular que, mesmo tendo uma pista segregada do ônibus, percebe maior fluidez do trânsito", justifica.
 
Leia mais:
Prefeitura e Caixa formalizam convênio para construção do BRT em Goiânia
 
Cronograma
Paulo Garcia informou que dará ordem de serviço a três novas obras de mobilidade urbana, que devem ser entregues ainda em sua gestão. "Vai começar nos próximos dias o projeto de requalificação da Praça Cívica", disse. 
 
O recurso é proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Cidades Histórias), que tem como objetivo conservar o espaço público. Uma das principais intervenções da obra, conforme explicou o prefeito, é a reutilização do espaço onde atualmente funciona como estacionamento. "Há transtorno, mas teremos a restauração e devolução daquele espaço de convivência ao cidadão goianiense", argumenta.

As demais obras que devem começar em fevereiro são a de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) Norte/Sul e corredor preferencial de ônibus, na Avenida T-7. "O corredor vai começar na Rua Dona Gercina Borges Teixeira (antiga Rua 26) e percorrerá toda a T-7 até finalizar no Terminal Bandeiras". 
 

Imagem mostra como deve ficar um trecho da Avenida Goiás Norte (Foto: divulgação)
 
Sobre o prazo de entrega das obras, Paulo Garcia disse que a requalificação da Praça Cívica deve ficar pronta em até oito meses. Para conclusão do corredor preferencial da Avenida T-7, o prefeito prevê um período de 12 meses. Já o BRT Norte/Sul, cujo projeto inicial conta com 21,7 km de extensão, deve demorar cerca de 18 meses.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351