A Redação
Atualizado às 17h16
Goiânia - A capital goiana garantiu o 1º lugar na categoria "Metrópole" na primeira edição do prêmio Cidades Sustentáveis 2014. A premiação valoriza as prefeituras que trabalham pelo desenvolvimento sustentável do município.
A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na quarta-feira (3/12) na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa é da secretaria executiva do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM).
Entre os índices avaliados, a capital goiana alcançou nas áreas de educação e de meio ambiente suas melhores avaliações. Também concorreram as cidades de Belém (PA), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Guarulhos (SP), Porto Alegre (PR), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
“Goiânia está preocupada em adotar práticas eficientes voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, ao desenvolvimento econômico e à preservação do meio ambiente”, cita o coordenador geral das unidades executoras de programas, Nelcivone Melo.
Outros índices que também tiveram alta pontuação foram: transporte acessível, que passou de 77,97% em 2012 para 83,43% em 2013; inclusão social de negros na gestão municipal, que subiu de 1,27% em 2012 para 7,24%; pessoas com deficiência, que era de 0,46% em 2012 e chegou a 1,82% em 2013; e a coleta de resíduos sólidos para os aterros sanitários, que passou de 94,06% em 2012 para 99,39% em 2013.
O Prêmio
A premiação é voltada às 273 prefeituras signatárias do
Programa Cidades Sustentáveis e tem a finalidade de estimular os gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus respectivos municípios. São levados em conta indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas.
O Cidades Sustentáveis é um programa coordenado pelo Instituto Ethos, pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e pela Rede Nossa São Paulo.