Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Reunião

Marconi e Dilma discutem extensão de BRT no Entorno Sul de Brasília

Objetivo é conectar Santa Maria a Luziânia | 24.07.14 - 14:45
A Redação

Goiânia -
 Durante audiência realizada em Brasília na quarta-feira (23/7), o governador Marconi Perillo e a presidente Dilma trataram, além de assuntos relacionados à Celg, também sobre a extensão do BRT do Entorno Sul de Brasília, que ligará a cidade de Luziânia até a divisa de Goiás com o Distrito Federal. 
 
Em ofício encaminhado à presidência, Marconi solicita ao Governo Federal que libere para o Estado recursos na ordem de R$ 901 milhões provenientes do Orçamento Geral da União, para Apoio a Sistemas de Transporte Público Coletivo Urbano do Programa de Mobilidade Urbana e Trânsito do Ministério das Cidades, para a execução das obras de extensão do corredor de transporte BRT entre Santa Maria, no DF, e Luziânia, em Goiás.
 
Marconi lembrou que neste ano o Governo Federal, por meio do Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento – CGPAC – incluiu nos empreendimentos a serem executados no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – a proposta do governo de Goiás para que seja elaborado o Projeto Básico do BRT do Entorno Sul.
 
“A necessidade por investimentos na área de mobilidade urbana e infraestrutura na Região do Entorno do Distrito Federal necessita, além do planejamento e do projeto, colocar em execução as obras deste importante corredor de transporte, que ligará as cidades de Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama à Unidade Administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal, utilizando o leito da BR-040”, disse o governador. O trajeto totalizará aproximadamente 40 quilômetros de vias exclusivas.
 
Na semana passada, o governador esteve no Ministério das Cidades para solicitar a liberação de R$ 15 milhões visando a elaboração do projeto executivo da extensão do BRT. A sinalização dada pela pasta de que a portaria autorizando a Caixa Econômica Federal a liberar o recurso será assinada ainda este mês, na avaliação do governador, demonstra o interesse do Governo Federal em beneficiar o Entorno Sul com o BRT que já está operando em sua quase totalidade ligando Brasília a Santa Maria.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 24.07.2014 17:44 J.R. Ewing,

    Celg, BRT, Sistemas de Transporte Público Coletivo Urbano do Programa de Mobilidade Urbana e Trânsito do Ministério das Cidades, Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (CGPAC).... Tem tanta sigla e tanto programa que não entendi direito. Esse BRT será um ônibus comum? Vai transportar quantas pessoas? O GDF (essa sigla é por minha conta, rsrsrs) não vai participar? Após a liberação dos recursos, quanto tempo levaria a construção e quando ele começaria a atender os passageiros?

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351