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Transporte público

Prefeitura e Caixa formalizam convênio para construção do BRT em Goiânia

1ª etapa da obra contará com R$ 140 milhões | 15.05.14 - 09:26
 
A Redação
 
Goiânia - O prefeito Paulo Garcia formalizou, na tarde de quarta-feira (14/5), convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) no intuito de garantir recursos financeiros, no valor de R$ 140 milhões, para a construção da primeira etapa das obras do BRT (Bus Rapid Transit) Norte/Sul. 

Um total de R$ 52 milhões será contrapartida da administração municipal. Para firmar a parceria, além do prefeito e da superintendente Regional da CEF, Marise Fernandes, vereadores testemunharam a assinatura, que aconteceu no auditório do Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal).
 
Projeto
Na totalidade, o corredor exclusivo BRT Norte/Sul terá 21,7 km de extensão e contará com seis terminais de integração - três novos (Correios, Rodoviária e Perimetral), dois reconstruídos (Isidória e Recanto do Bosque), um adaptado (Cruzeiro) e 40 estações de embarque e desembarque, para tanto, a estrutura beneficiará mais de 120 mil usuários por dia. “Esse convênio é fundamental para construção da qualidade de vida na cidade de Goiânia em particular na área de mobilidade urbana e do transporte de massa”, disse Paulo Garcia.
 
A primeira etapa será compreendida entre os terminais Isidória e Recanto do Bosque, mas no corredor o itinerário será integração entre os setores Recanto do Bosque, na Região Noroeste, ao terminal de integração Cruzeiro do Sul, Região Sudoeste (divisa com Aparecida de Goiânia).

Serão abrangidas as seguintes vias: Avenida Rio Verde Avenida Quarta Radial, Avenida Primeira Radial, Rua 90, Praça do Cruzeiro, Rua 84, Rua 82 (Praça Cívica), Avenida Goiás, Praça dos Trabalhadores, Avenida Goiás Norte, Avenida Horácio Costa e Silva, Rua Tapuios, Avenida Genésio de Lima Brito, Avenida dos Ipês, Avenida Lúcio Rebelo, Rua Oriente e Avenida Mangalô.
 

Imagem mostra como deve ficar um trecho da Goiás Norte/Sul (Foto: divulgação)
 
De acordo com Paulo Garcia, o processo licitatório para contratação da empresa que executará a obra está em fase final. “Assim que terminada a licitação nós estamos aptos a iniciar a obra”. O prefeito disse, também, que pelos prazos que a lei determina, na segunda quinzena do mês de julho as obras já podem ser iniciadas. “Para isso, todos os recursos já estão garantidos e esse convênio de hoje é somente a primeira etapa”, disse.
 
Paulo Garcia lembrou também a origem dos outros recursos que complementarão a obra do BRT. “Além desses recursos que foram liberados hoje, nós temos ainda garantidos pelo Governo Federal mais R$ 70 milhões oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e mais outros R$ 180 milhões em financiamento também por intermédio do Ministério das Cidades para conclusão de toda a obra, ou seja, essa obra está toda equacionada”, explicou.
 
Marise Fernandes contou que uma equipe técnica da CEF e da Prefeitura de Goiânia já estão engajados na discussão do projeto e na execução do processo licitatório do primeiro trecho. “O recurso já está garantido, depois da licitação e em paralelo com a análise dos projetos executivos, nós da Caixa já podemos liberar a quantia de R$ 140 milhões”. 
 
A superintendente explicou ainda que o valor total da obra será de R$ 320 milhões e que para o repasse da segunda etapa é necessário o término da primeira. “Quanto aos outros R$ 180 milhões restantes já estão em fase de autorização, mas a prefeitura já tem a garantia da Presidenta Dilma Rousseff de mais essa quantia, que faltará para concluir a obra dentro do prazo de 24 meses e o parcelamento do financiamento será em 220 meses”, concluiu.
 
O corredor fará atendimento direto para 148 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia e será operado por ônibus articulados que terão velocidade entre 25 e 30 km/h. Hoje a média é de 14 km/h. O BRT será equipado com sensores e câmeras de monitoramento que vão funcionar 24 horas por dia.

Comentários

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  • 16.05.2014 16:40 Rogério Martins

    O arrependimento me amarga a boca todos os dias sr. prefeito!

  • 16.05.2014 16:39 Rogério Martins

    Alô Paulo Garcia! Ajuda a gente a gostar de você! Termina logo o viaduto da Marginal com a 88 e não desafete as áreas públicas! Isso é ser sustentável na sua opinião?

  • 15.05.2014 16:45 vip

    Por favor, peço gentilmente alguém fluente desta organização para comunicar a MP, Justiça Federal e STF sobre esse bandido...Goiânia não pode tolerar + desvios milionários para apagar os erros deste corruptos.

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