Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Magistrados de todo o país vão se mobilizar | 28.03.14 - 18:46
A Redação
Goiânia - Na próxima segunda-feira (31/3), dia em que se completam 50 anos do Golpe Militar de 1964, juízes de todo o País se mobilizam para pedir diretas já nas eleições para presidentes e vice-presidentes dos tribunais brasileiros. No modelo atualmente em vigor, apenas desembargadores têm direito a voto.
Juízes de primeiro grau, que representam 83% do quadro de magistrados, são excluídos deste processo. A democratização do Poder Judiciário é uma defesa da magistratura nacional, coordenada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Em Goiás, o ato pelas eleições diretas já nos tribunais é organizado pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) e está prevista para às 9 horas, no hall de entrada do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
Na ocasião, o presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, protocolizará requerimento solicitando ao órgão alteração em seu regimento interno, autorizando, assim, o voto de todos os juízes goianos na escolha do presidente e do vice-presidente do Tribunal de Justiça.
Atualmente, 90% dos mais de 120 milhões de processos em tramitação no Judiciário estão no primeiro grau. Sob a presidência dos juízes das varas cíveis, por exemplo, há, em média, 10 mil ações.
Para dar andamento a estes litígios, os magistrados contam com, no máximo, dois assistentes. Enquanto isso, no segundo grau, onde há número bem menor de processos em tramitação, desembargadores chegam a contar com 12 assistentes.
Serviço: Ato pelas eleições diretas nos tribunais Data: 31/03 Horário: 9 horas Local: Hall de entrada do TJGO – Setor Oeste