Mônica Parreira
Goiânia - Aparecida de Goiânia terá grandes avanços na educação em 2014. A previsão é do prefeito Maguito Vilela (PMDB) que, em visita à sede do jornal A Redação, nesta sexta-feira (10/1), falou sobre a inauguração de 27 creches e as obras da nova unidade da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Maguito destacou os investimentos do muncicípio e dos esforços que tem realizado junto ao governo federal para o setor da educação. Para o prefeito, o legado de sua gestão será a transformação socioeconômica de Aparecida, que era considerada como cidade dormitório. "Quadruplicamos o número de empresas e estamos com os melhores projetos para realizar obras e trazer programas junto ao governo federal", destacou.
O peemedebista respondeu aos jornalistas Bruno Hermano, João Unes e Mônica Parreira sobre os investimentos que sua administração tem realizado na educação, saúde e infra-estrutura. Até 2008, o município contava com sete Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
"Se quisermos melhorar uma cidade, um Estado, um país, é por meio da educação. E foi por aí que nós injetamos muitos recursos para que Aparecida de Goiânia tivesse uma educação de nível", pontuou o prefeito.
De acordo com o peemedebista, das 43 autorizadas pelo Governo Federal, 36 creches já estão em construção, sendo que 27 começam a funcionar em 2014. Cerca de 5 mil novas vagas estarão disponíveis na educação infantil até o final do ano que vem, quando todas as obras devem ser concluídas.
Projeto do novo campus da UFG
Ensino superior
Além do Instituto Federal de Goiás (IFG), que oferece o curso de engenharia civil e, em breve terá também arquitetura, Aparecida de Goiânia vai contar com uma nova unidade da UFG, com cerca de oito cursos de graduação na área da engenharia.
"As obras já começam agora e, além de curso superior, a UFG do nosso município também vai contar com mestrado. Além disso, fomos a única cidade no Estado pré-selecionada para receber uma nova faculdade de medicina", disse.
A pré-seleção, realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2013, contempla outros 41 municípios em todo o país. Trata-se de locais que podem sediar a implantação do curso de medicina por instituições privadas do ensino superior.
Leia mais:
Aparecida de Goiânia é pré-selecionada para receber curso de medicina
Eleições
Além da educação, a entrevista com Maguito Vilela abordou temas como transporte público, saúde, pavimentação do município e obras. O prefeito também falou sobre a corrida eleitoral para o governo de Goiás.
"É um dever cívico de todos nós participar das eleições, e eu vou participar das decisões do meu partido. Temos bons nomes para lançar como candidatos ao governo", projetou. Confira, neste sábado (11/1), a entrevista na íntegra.