Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

TECNOLOGIA

1º curso de inteligência artificial do Senac Brasil é lançado em Goiás

Marcelo Baiocchi destaca solução inovadora | 16.04.24 - 09:35 1º curso de inteligência artificial do Senac Brasil é lançado em Goiás Leopoldo Veiga Jardim, anna beatriz waehneldt, Marcelo Baiocchi (Foto: João Unes)
João Unes e Ludymila Siqueira

Goiânia -
O Senac Goiás lançou, nesta terça-feira (16/4), o primeiro curso técnico de inteligência artificial do Senac Brasil. A previsão é que as aulas iniciem em junho deste ano, por meio de processo seletivo. Serão ofertadas turmas comerciais e gratuitas e as pré-inscrições vão começar em breve no site. Durante a solenidade realizada no auditório da Fecomércio, em Goiânia, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc e Senac no Estado, Marcelo Baiocchi, destacou que é mais uma solução inovadora proporcionada aos alunos.


(Foto: João Unes/A Redação)

"Através da Inteligência Artificial, a realidade do comércio vai mudar e nós estamos aqui para promover isso. Estamos antenados no que o mercado exige de mais moderno e inovador, por isso o aluno que se formar no curso técnico de inteligência artificial terá muito mais segurança e preparo na hora de ingressar no mercado de trabalho”, frisou Baiocchi. 




 
O curso contará com grandes parcerias de multinacionais tecnológicas como a Amazon Web Services (AWS), Nvidia, Microsoft, Red Hat e Google Cloud. A metodologia será 100% Hands On, ou seja, um método que torna o aluno protagonista do próprio aprendizado com experiências totalmente práticas, que capacitam o aluno para desenvolver projetos em que é preciso criar, planejar e executar colocando a “mão na massa”.
 
De acordo com o diretor regional do Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o curso tem uma grade curricular técnica totalmente direcionada para que o aluno possa estar preparado para atender prontamente o mercado de trabalho. “Vamos preparar o aluno por meio de uma infraestrutura tecnológica de ponta, instrutores altamente qualificados e parcerias com empresas locais e internacionais”, destaca.

Para a diretora nacional do Senac Nacional, Anna Beatriz Waehneldt, o curso é um 'divisor de águas'. Isto porque, segundo ela, o Senac tem feito um caminho importante em termos de instituição nacional e em especial no Estado de Goiás. "Nosso foco é oferecer cada vez mais uma formação voltada para a área de tecnologia afinada com as demandas mais atuais do mercado, que precisa de profissionais sempre bem qualificados", ressalta. 

Esse curso significa um divisor de águas, o Senac vem fazendo um caminho muito importante em termos e instituição e em especial o senac Goiás para que possamos cada vez mais oferecer formação voltada para a área de tecnologia, afinada com o mercado e com as demandas mais atuais do mercado de trabalho e precisa de profssionais bem qualificados. 
 
Conforme cita a coordenadora de programas finalísticos de tecnologia da informação do Senac Goiás, Stéfany Mendes Souza, o sistema utilizado será a Unidade de Processamento Gráfico - GPU Nvidia A16. Ele explica que “esta é uma poderosa solução para computação de alto desempenho, projetada para atender às demandas mais exigentes em termos de processamento gráfico e computação paralela.

Com uma arquitetura avançada e recursos inovadores, a GPU A16 oferece um desempenho excepcional em uma ampla variedade de aplicações, desde visualização 3D até aprendizado de máquina e inteligência artificial. Inicialmente temos a pretensão de adquirir três GPUs, que serão instaladas em servidores de alto desempenho, onde o seu fabricante será parceiro homologado pela NVIDIA. Inicialmente estamos negociando com os fornecedores: DELL, LENOVO, NUTANIX e VONK”, explica.
 
O Senac Goiás irá adquirir inicialmente três soluções destas. O coordenador explica que “esta solução (GPU + Servidor) é extremamente necessária para a execução do curso, já que possibilitará ao aluno aplicar os algoritmos de Inteligência Artificial para as suas respectivas aplicações em: redes neurais artificiais, Machine Learning, Deep Learning, processamento de linguagem natural, visão computacional, dentre outras unidades curriculares do curso”, complementa Stéfany Mendes Souza.

Leia mais
Comércio goiano registra alta em fevereiro com maior resultado desde 2019

 

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351