Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Conselho Nacional

Leonardo Vilela assume presidência do Conass

Entidade é formada por secretários de Saúde | 23.04.18 - 18:09 Leonardo Vilela assume presidência do Conass (Foto: Divulgação)
A Redação
 
Goiânia – O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, será a partir desta terça-feira (24/3) o novo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ele substituirá o Secretário de Estado da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto. Leonardo foi eleito por aclamação pelos membros do Conass, que é formado pelos secretários de Estado da Saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal. O Conass é uma entidade que tem como missão promover a articulação e a representação política da gestão estadual do SUS, para proporcionar apoio técnico às Secretarias Estaduais de Saúde.
 
“É mais um desafio a empreendermos nacionalmente. Temos a questão do financiamento do SUS que precisa ser revista, da manutenção do Sistema que depende, ainda, de muitos ajustes e da Judicialização da Saúde, na qual é preciso ter um olhar cuidadoso para avaliar com bom senso os gastos em Saúde com processos judiciais”, disse Leonardo.
 
Para Michele Caputo, que indicou o nome de Leonardo à presidência, o secretário goiano tem inegável competência técnica e tem acompanhado de perto, com serenidade, pelo Conass, discussões duras e importantes para o SUS. “Conversei com vários colegas antes dessa indicação e eles reforçaram que ela era unânime e muito acertada”, disse.
 
Leonardo também é reconhecimento, nacionalmente, pelo trabalho executado em Goiás, frente à pasta. Uma das marcas do secretario é a transparência na direção da pasta. Entre os programas de governo que se destacam como referência nacional estão a gestão por modelo de organizações sociais; a condução do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS – Zilda Arns Neumann (que, por meio de tecnologia de ponta,  monitora mais de 200 indicadores de Saúde);   e o combate ostensivo ao  mosquito Aedes aegypti a partir de uma operação de campo em parceria com a Defesa Civil, monitorada com sistema de georreferenciamento.
 
Desde 2015 no comando da SES-GO, Leonardo Vilela tem desenvolvido um programa de obras que resultou na estrega do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), e na conclusão e entrega de dois Centros de Referência e Excelência em Dependência Química, localizados em Aparecida de Goiânia e Goianésia, e uma Unidade de Saúde Especializada (USE), também em Goianésia. 
 
“Isso demonstra que temos sido assertivos na construção de um SUS de excelência. Padrão de referência, inclusive, para os serviços privados de saúde. Nossa expectativa é que os serviços nas outras esferas governamentais, como as municipais e a federal, sigam esse mesmo caminho”, disse Leonardo. 
 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351