Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cartão postal de Goiânia

Falta de segurança preocupa vizinhos e visitantes do Bosque dos Buritis

Abandono virou marca registrada do local | 20.03.18 - 09:48 Falta de segurança preocupa vizinhos e visitantes do Bosque dos Buritis (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
Lucas Cássio
 
Goiânia – Quase um ano após a reportagem do jornal A Redação mostrar a situação de abandono do Bosque dos Buritis, na região central de Goiânia, ações pontuais começaram a ser feitas no local. Uma equipe do AR voltou ao parque e constatou que a situação melhorou, mas muitos problemas antigos ainda incomodam os frequentadores do bosque, que é um dos mais conhecidos e já chegou a ser um dos mais bonitos de Goiânia.
 
Com dois lagos, pista de caminhada, trilhas ecológicas, mirante, parque infantil e estação de ginástica, o local, que antes era frequentado por um expressivo número de pessoas para prática esportiva ou para lazer, está cada vez mais vazio. O jornalista Luiz Faber Nunes mora na região do Bosque dos Buritis há cerca de 30 anos. Segundo ele, a falta de segurança é um dos principais motivos que fazem com que as pessoas deixem de frequentar o bosque. “Viemos sempre no período da tarde. À noite não dá para passear por aqui”, disse ao destacar que a falta de iluminação é um dos fatores que contribuem para a falta de segurança no local.
 

Famílias se preocupam com a segurança no parque (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
 
Ao lado da esposa, da filha e de dois netos, Luiz Faber Nunes afirma ser “um privilégio morar perto do Bosque dos Buritis”, mas lamenta o abandono por parte do poder público. “A gente vê que não tem nada novo aqui”, ressalta. Segundo o jornalista, o bosque, que possui área de 124.800 m², poderia ser mais utilizado se houvesse mais atrações ou a manutenção adequada no local. 

O Bosque dos Buritis também abrigava o Orquidário Orlando Arruda. Segundo a Associação Goiana de Orquidófilos (AGO), o local foi fechado em 2016 após 4 assaltos. A unidade ainda continua de portas fechadas e com a estrutura danificada.
 

Orquidário Orlando Arruda segue de portas fechadas por falta de segurança (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
 
No parque também está o Monumento à Paz Mundial, feito pelo artista plástico Siron Franco. Assim como outras partes do bosque, o monumento está tomado por pichações.
 

Monumento à Paz Mundial  (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)

Durante a visita ao local, a reportagem também identificou muitas placas de informação danificadas, lixo no chão e nos lagos e até a placa com o nome do parque está danificada. 
 

(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
 
Mobilização
A situação do Bosque dos Buritis tem chamado a atenção de empresários e moradores da região. O empresário Leonardo Rizzo abraçou a causa do parque. Leonardo faz parte da Associação de Proteção ao Bosque dos Buritis, que foi criada com o objetivo de lutar por melhorias no local. 
 
Leonardo Rizzo tem mobilizado outros empresários e o meio político para que voltem as atenções para o parque. Na última semana, o empresário se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado José Vitti, para debater a revitalização do bosque.  A presidente da Associação de Proteção ao Bosque dos Buritis, Maria Abadia Brill, também participou do encontro. 
 

(FOTO: REPRODUÇÃO /TWITTER)
 
"Colocamos em pauta a preocupação da associação em relação à segurança no bosque e também, de modo geral, sobre a situação de abandono do espaço", disse o empresário. "A proteção desta área é muito importante para Goiânia e vamos fazer o que pudermos para ajudar a preservá-la", garantiu.
 
Melhorias 
O local que abrigava o parque infantil ganhou melhorias e agora divide espaço com uma academia ao ar livre. Durante a visita do AR nesta semana, funcionários na prefeitura de Goiânia trabalhavam no parque fazendo a limpeza de alguns locais pontuais. Equipes da Polícia Militar do Estado de Goiás também faziam ronda no parque no momento da visita da reportagem. 

Prefeitura de Goiânia 
Em junho de 2017, a Prefeitura de Goiânia informou ao AR que todas as unidades de conservação de Goiânia iriam passar pelo processo de revitalização e que o Bosque dos Buritis também seria contemplado. Dez meses após a informação, é possível ver que o processo de revitalização ainda não foi concluído no local. A reportagem entrou em contato com Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), mas ainda não teve retorno sobre o assunto até o fechamento desta matéria. 
 
 
 
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351