Goiânia - Pelo menos por um dia, a taça do mundo é nossa. Enquanto Felipão convocava oficialmente os guerreiros que vão disputar o hexa, em Goiânia os torcedores fizeram fila, nesta quarta-feira (7/5), para conhecer de perto o objeto mais cobiçado por todas as seleções. Ele fica em exposição no Centro de Cultura e Convenções até às 21h.
E o caneco impressiona mesmo. Foi, durante oito meses, atração em 89 países por onde passou. O tour pelo mundo, promovido pela Coca-Cola, chegou ao Brasil no dia 22 de abril e está percorrendo todas as capitais do país enquanto aguarda o campeão do torneio.
Na capital goiana, a taça foi apresentada pelo goleiro Marcos, pentacampeão em 2002, e por Túlio Maravilha, ídolo no futebol goiano. "É uma honra para mim representar todos os atletas goianos. Vamos ficar na torcida agora para que a taça não vá embora, que ela fique aqui no Brasil por muito tempo", comentou o ex-atacante e agora torcedor do futebol brasileiro.
Já Marcos desfrutou da regalia que só campeões mundiais, como ele, e chefes de Estado podem: pegou o troféu com as mãos. "Fiquei nervoso na hora, e como não? Em meio a tanta gente, só eu pude tocar nela hoje, é muita honra", comentou o ex-atleta.
Fila
Os ingressos para participar do Tour esgotaram com antecedência. Tal fato explica o movimento no Centro de Cultura e Convenções. Por volta das 8h, os primeiros torcedores já se aglomeravam esperando a abertura dos portões.
O primeiro grupo a ter acesso ao espaço era formado por alunos da rede municipal de educação. Algumas escolas chegaram a promover concurso de redação para selecionar a turma. Com o tema "A importância do esporte", a redação de Jéssica Oliveira, de 13 anos, foi uma das contempladas.
"Fiquei muito feliz quando a professora disse que minha redação tinha sido escolhida. A taça é linda, agora vou torcer mais ainda pelo Brasil, pra ela ficar aqui", disse a estudante, que tinha apenas dois anos quando o Brasil foi campeão mundial pela última vez. "Eu nem lembro, só ouço falar. Já está na hora da gente ganhar de novo".
(Foto: Edilson Pelikano)
Roteiro
De Goiânia, a taça embarca para Vitória, nesta quinta-feira (8/5). O tour ainda vai visitar outras 16 capitais até chegar em São Paulo, no dia 29 de maio. Depois, o caneco deve voltar ao Rio de Janeiro para aguardar o campeão mundial, que será conhecido no dia 13 de julho, no Maracanã.
A organização do evento espera que cerca de 1 milhão de brasileiros conheçam o caneco de perto. Com pouco mais de 36 centímetros, o troféu é feito de ouro maciço e pesa 6,175 kg.