Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

#EntrevistasAR - Eleições 2014

Tayrone (PT): "Nem penso na hipótese de Gomide não estar no segundo turno"

AR entrevistou o candidato a vice pelo PT | 15.09.14 - 21:50 Tayrone (PT): "Nem penso na hipótese de Gomide não estar no segundo turno" (Foto: Lorena Lara / A Redação)
Carolina Pessoni
 
Goiânia - O candidato a vice-governador de Goiás pelo PT, Tayrone Di Martino, concedeu entrevista ao jornal A Redação na tarde desta segunda-feira (15/9) representando o candidato  cabeça de chapa do partido, Antônio Gomide. O ex-prefeito de Anápolis seria o quinto candidato a participar da rodada de entrevistas do AR, mas cancelou o compromisso minutos antes devido a uma reunião de  campanha emergencial em Anápolis no mesmo horário.
 
Vereador de Goiânia, Tayrone falou sobre as propostas do partido e afirmou ter a certeza de que o candidato do  PT estará no segundo turno. "Temos certeza que temos o melhor projeto. Eu nem penso na  hipótese de Gomide não estar no segundo turno."
 
Confira os principais pontos abordados pelo candidato:
 
Chapa pura
"Nós percebemos que a população de Goiás quer a mudança. Há 32 anos temos os mesmos dois grupos políticos disputando o comando do Estado e nós estamos apresentando um projeto  diferente. Gomide é o prefeito mais bem reeleito do país, teve aprovação de quase 92%, então nós representamos essa mudança. Agora que as pessoas começaram a definir os votos. Quase 50% dos eleitores ainda estão indecisos. Nós temos um bom nome, um partido forte, e temos condição de fazer a mudança que Goiás está querendo. Gomide é o melhor nome para essa  mudança. A questão de estar em chapa pura dá a possibilidade de Gomide não não prometer cargos. O governador poderá contar com pessoas com conhecimento técnico à frente  das secretarias."
 
Estratégia de campanha
"Hoje nós tivemos o primeiro debate com os quatro principais candidatos e ficou muito claro que o melhor nome para Goiás é o de Gomide. O atual governador se perdeu no debate, não  conseguiu justificar o que está acontecendo em Goiás; o outro candidato, que já foi governador, não apresenta novidades; o terceiro candidato tem ideias boas, mas não tem força  política; e Gomide se mostrou bem posicionado. Vamos conquistar a confiança com programas eleitorais, intensificando a campanha em todo o Estado e participando dos debates e momentos  de exposição."
 
Segurança Pública
"Precisa haver uma mudança drástica. Infelizmente a segurança pública hoje é vista como número, estatística, como ação pontual do que precisa ser feito. Nós vemos a segurança  pública como pessoas que sofreram essa violência. Eu tive um irmão assassinado de forma gratuita. A segurança pública não pode ser vista de forma isolada, precisamos mudar a  realidade. Nós precisamos combater as drogas de forma efetiva. Primeiro é necessário fechar as fronteiras, evitando que elas entrem no Estado, depois, precisamos tratar o dependente  químico. Outro ponto é oferecer educação de qualidade. A educação liberta, mas precisa ser eficiente, porque vai mudar o desenvolvimento social, vai gerar empregos. Precisamos ainda  combater a criminalidade aumentando o número do efetivo da polícia. O número de policiais militares e policiais civis em Goiás é menor do que em Brasília. A nossa proposta é triplicar  o valor de investimento na segurança pública para conseguirmos aumentar número de efetivo, melhorar a estrutura física, além de oferecer cursos de formação e salários melhores."
 
Educação
"Esse número do Ideb é muito relativo. Uma nota de 3,8 não é merecedora de comemoração. Isso significa que precisamos mudar a educação em todo o país e Goiás precisa ser pioneiro. Até  agora se fez um ensino técnico para as pessoas terem notas melhores no Ideb. Estão pensando só na estatística e não na qualidade. Para ter qualidade é preciso que o professor esteja  motivado, ganhando bem, com sua titularidade, investimento em infraestrutura, em qualidade pedagógica das instituições. Tendo estrutura adequada e professores motivados com estrutura pedagógica boa podemos mudar a vida da população, principalmente dos jovens e adolescentes."
 
Saúde
"Percebemos que hoje pessoas de várias outras cidades do estado precisam vir a Goiânia para ter um tratamento melhor, então obviamente gera um caos na saúde da Capital. Dessa forma não tem atenção para saúde de Goiânia nem para quem vem do interior. Criar os hospitais regionais é ter o mesmo suporte da capital no interior. Recurso tem e se houver proposta séria e responsável, é possível vir muito recurso do governo federal. Diminuir a máquina administrativa é outra saída. Pra que esse tanto de comissionado em Goiás? "
 
"Precisamos criar universidades em Goiás para as pessoas terem o ensino da área de saúde aqui. Hoje as pessoas vão para os grandes centros estudar e não voltam pras suas cidades. Podemos fazer isso fortalecendo a UEG, autônoma administrativamente, com recursos para seus problemas do dia-a-dia. O que falta é planejamento, seriedade e responsabilidade. Em Anápolis, Gomide criou o Cais Mulher, reformou todas as unidades de saúde, então vamos pegar esse exemplo e a vontade de fazer e vamos investir nas áreas."
 
"O SUS é o maior plano de saúde do mundo, mas na prática não funciona muito bem. Vamos fortalecer esse sistema e combater os desvios de verba, fazer com que os profissionais sejam  valorizados, com carreiras de fato, e acabar com a burocracia. As organizações sociais (OSs) foram criadas para acabar com a burocracia. Você pega o recurso da saúde, joga para as OS e aí não tem fiscalização. Onde está dando certo, onde é possível que isso aconteça, vamos avaliar. Onde está funcionando, o contrato vai continuar. Mas isso é ruim, pois não tem um planejamento de saúde, ela está terceirizada. Precisa acabar com a burocratização, as coisas precisam avançar nas unidades de saúde."
 
Segundo turno
"Queremos o apoio de todas as pessoas que querem fazer a mudança em Goiás, porque temos certeza que temos o melhor projeto. Eu nem penso na hipótese de Gomide não estar no segundo  turno. Ele irá para o segundo turno e será eleito governador de Goiás."
 
Perguntas de leitores
 
Sheila Moniz - Goiânia: Quais as propostas do senhor para melhorar o transporte no Entorno de Brasília?
"Transporte público infelizmente é tratado pelo governo estadual só em época de eleição, porque no decorrer dos anos a responsabilidade vai para as prefeituras. Gomide vai fazer o Eixo Anhanguera de Goiânia chegar a Senador Canedo, Trindade e Goianira. A segunda medida é ajudar os prefeitos da região metropolitana para fazer com que o transporte seja mais ágil, revendo os contratos, cobrando agilidade da frota, para garantir eficiência. Na região do Entorno, a situação é mais grave. Lá, vamos organizar todo o sistema mais ou menos no modelo do Eixo Anhanguera, sendo um modelo eficiente, com custo baixo, criando novas plataformas, levando esse modelo de BRT para criar os corredores exclusivos na região. Vai ser um desenvolvimento nunca visto na região."
 
Henaura Avelar - Goiânia: Sou funcionária pública e tenho um bebê recém-nascido. Poucas pastas do Estado têm creches para dar apoio às mães funcionárias. O senhor pretende dar atenção a essa questão?
"Temos que pensar que as mulheres precisam trabalhar e não têm onde deixar seus filhos. E não é só deixar, as creches não podem ser depósitos de criança, têm que ser o início da  formação social. Essa preocupação não pode ser somente com os servidores públicos, mas com todas as pessoas que têm filhos  pequenos. Os municípios precisam de apoio do estado, e Gomide tem dito que será o parceiro dos prefeitos. Precisamos fazer esse levantamento e ajudar as prefeituras, que são as responsáveis por essa faixa etária do ensino, o ensino básico. As prefeituras têm mais responsabilidades, mas têm menos recursos, por conta do atual pacto federativo. Por isso é preciso o apoio do governo estadual. Gomide não irá privilegiar partido, vai privilegiar a população."
 
Mara Regina - Goiânia: A aprovação de Paulo Garcia está muito baixa. O senhor acha que isso pode ter atrapalhado o avanço de Gomide na campanha pelo fato de serem do mesmo partido?
"Eu acho que o Gomide está crescendo bem. Quando as pessoas o conhecem, optam por votar nele. As pessoas precisam diferenciar o que é Gomide e o que é Paulo Garcia. São pessoas diferentes, com estilos diferentes, modelos diferentes de gestão. A gestão do Paulo Garcia precisa ser avaliada quando acabar, se ele tem uma avaliação negativa momentânea é preciso medir isso. Você consegue avaliar uma  reforma de uma casa como positiva enquanto ela ainda está acontecendo? Claro que não. E o Paulo Garcia está fazendo essa reforma em Goiânia, com reforma administrativa, com obras. Essa avaliação tem que ser feita daqui a dois anos. As pessoas têm que ver que essa eleição é para governador e que Gomide tem um modelo de gestão muito bem avaliado em Anápolis. Sendo eleito, Gomide vai ajudar Paulo Garcia, que hoje não tem apoio do governo estadual."
 
Considerações finais
"Quero agradecer a oportunidade, por estarem fazendo esse momento de apresentação de propostas aos internautas. A gente vai fazer um governo em comunhão para fazer as melhores  mudanças para Goiás. Nós temos o melhor nome que é o de Antônio Gomide disputando a eleição. Goiás tem a opção de continuar com o mesmo modelo velho e atrasado do PMDB e PSDB, que  
não conseguiu promover o avanço necessário para o Estado. Temos o nome de uma pessoa que mostrou que com o pouco que tinha em Anápolis, fez a mudança. Gomide pegou uma cidade arrasada, em que as pessoas não acreditavam mais em política, e trabalhou nesses cinco anos para mudar a vida das pessoas. Todos falam que a cidade mudou da água para o vinho. O melhor prefeito do país, o melhor bem  reeleito e bem avaliado tem tudo para ser o melhor governador. Temos condição de fazer educação, saúde, segurança de qualidade para o povo goiano e não para determinado grupo."
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351