Adriana Marinelli
Goiânia - Candidato à reeleição ao Governo de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) conta com uma ampla vantagem em relação aos demais candidatos. É o que mostra a nova rodada da pesquisa Fortiori, divulgada neste domingo (20/7) pelo jornal Opção. De acordo com o levantamento, se a eleição fosse hoje, Marconi alcançaria 46% dos votos válidos no primeiro turno, contra 34% de Iris Rezende (PMDB). Considerando todas as simulações de segundo turno, Marconi também aparece com vantagem.
Realizada entre os dias 11 e 15 deste mês, a pesquisa ouviu 800 eleitores em 71 cidades, apresentando margem de erro de 3,4% com intervalo de confiança de 95%. Na pesquisa espontânea, o atual governador soma 23% das intenções de votos, superando o último levantamento, quando ele contava com 21 pontos. Iris Rezende, ao contrário do tucano, oscilou para baixo, de 10% para 9%. Empatados com 3% cada, Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT) aparecem na sequência. Os indecisos somam 55%.
Na Estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Marconi também aparece na liderança, porém com Iris Rezende mais perto. O tucano soma 38% das intenções de voto, o que representa 46% das intenções de votos válidos. O candidato do PMDB está com 28%, o que significa 34% dos votos válidos.
2° turno
Em um possível 2º turno, Marconi Perillo mantém vantagem em todos os possíveis cenários pesquisados, sendo o único que apresentou variação positiva em todas as simulações. De acordo com a pesquisa, Vanderlan e Gomide se mantiveram estáveis, enquanto Iris Rezende caiu 1 ponto.
Rejeição
Considerando a rejeição dos candidatos, conforme pesquisa Fortiori/Jornal Opção, Marconi Perillo, Antônio Gomide e Vanderlan Cardoso apresentaram oscilações negativas entre junho e julho. Neste questionamento, Iris se manteve estável.
Senado
Como foi registrado em junho, o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), que busca o Senado, continua na frente da pesquisa. Mesmo oscilando negativamente um ponto, o Democrata soma 35% na pesquisa estimulada. Segundo o levantamento, a petista Marina Sant'Anna (11%) perde a segunda colocação para Vilmar Rocha (PSD), que soma agora 14%.
Considerando os índices de rejeição dos candidatos ao Senado, Caiado lidera com 16%, seguido de Vilmar, com 10%, e Marina e Aguimar Jesuíno (PSB), com 8%.
Presidência
Com pouca diferença para o último levantamento, a pesquisa de intenções de voto para Presidente traz Dilma Rousseff (PT) na ponta com 29%. Em segundo aparece o candidato tucano Aécio Neves, com 25%. Eduardo Campos é o terceiro, com 8%. Na espontânea o resultado não muda. Na liderança aparece Dilma (21%), seguida de Aécio (11%) e Eduardo Campos (2%).