Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

13 de maio

Documentário mostra história da banda mais antiga de Goiás

Exibição será nesta sexta (15/12) | 15.12.17 - 11:25 Documentário mostra história da banda mais antiga de Goiás Formação da "13 de Maio" em 1915 (Foto: Arquivo/CM13deMaio) 
Yuri Lopes
 
Goiânia – Sediada em Corumbá de Goiás, a Banda 13 de Maio terá sua história contada no documentário que leva o nome do mais antigo grupo musical do Estado de Goiás. A exibição do documentário será nesta sexta-feira (15/12), às 20 horas, no Centro Cultural UFG, com entrada gratuita.
 
A Corporação Musical 13 de Maio tem127 anos de história com atuação ininterrupta.
 

A sessão especial terá a presença dos músicos – de 12 a 82 anos - vindos diretamente de Corumbá de Goiás.
 
Finalizado em setembro de 2017, o documentário traz entrevistas com testemunhas de passagens marcantes da banda. Traz ainda registros de formações antigas e apresentações recentes. Juliana Corso e Marcos Botelho assinam a direção e Fernanda Botelho é a produtora.
 
A história da “13 de Maio” foi pesquisada durante 12 meses por uma equipe de musicólogos especializados em história da música. Eles coletaram relatos orais e levantaram fotos, partituras, matérias de jornais, atas e outros documentos. Além do documentário, o trabalho deu origem a um website (banda13demaio.com.br), a artigos científicos e ao processo de edição e a revisão de músicas de compositores da banda.
 
As ações integram o projeto “Em busca da memória de uma banda centenária: resgate da história oral da Corporação Musical 13 de Maio”. A iniciativa é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Rumos Itaú Cultural, do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás. São parceiros do projeto a Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFG), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Prefeitura de Corumbá de Goiás, a Corumbá Concessões e a Unicom.
 
Serviço:
Sessão especial de exibição do documentário "Memórias de uma banda centenária - Corporação Musical 13 de Maio" e apresentação ao vivo
Data: 15 de dezembro de 2017 (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533, Setor Leste Universitário, Goiânia - GO)
Entrada gratuita

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351