Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Festival segue até dia 25 de junho | 20.06.17 - 22:16
(Foto: Leo Iran / Seduce)
Mônica Parreira
Cidade de Goiás - Reinaugurado no início do mês, na cidade de Goiás, o Cineteatro São Joaquim recebeu na noite desta terça-feira (20/6) a cerimônia de abertura do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica 2017. O evento será realizado até o dia 25 de junho com uma programação extensa que vai desde debates, oficinas e shows até a exibição de mais de 100 filmes.
O público que lotou as poltronas do cineteatro viveu a experiência de uma sessão de cinema com direito a estreia. O filme Caminho do Mar, dos diretores Bebeto Abrantes e Juliana de Carvalho, foi lançado no principal telão do festival. Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, a novidade mostra o comprometimento do Fica com o seu formato original. "Estamos fortalecendo o conceito de cinema, por isso começamos o festival com um filme ", disse.
(Foto: Fredox Carvalho/Fica)
Caminho do Mar fala sobre o desconhecido Rio Paraíba do Sul e sua importância para o Brasil. "É muito significativo nosso filme estar sendo lançado em Goiás, coração do país onde situam várias nascentes. É um convite que muito nos honra e nos dá a certeza de que o filme está encontrando seu caminho", agradeceu Bebeto.
(Foto: Leo Iran / Seduce)
Durante o evento a secretária também destacou a importância do debate sobre o meio ambiente, tema que todo ano é abordado no festival. Citou como exemplo a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris e o seu impacto. "O mundo discute meio ambiente", resumiu. Assista à entrevista:
A noite na cidade de Goiás também foi de homenagens. Ex-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel recebeu das mãos de Raquel Teixeira um troféu que, segundo ela, "é um reconhecimento pela sua contribuição para o setor audiovisual brasileiro ". "A agenda ambiental é uma questão crucial, e o Fica tem sido palco desse debate e da reflexão. É uma alegria receber essa homenagem de um festival tão importante", agradeceu Manoel.
(Foto: Fredox Carvalho/Fica)
A cerimônia de abertura do Fica 2017 também contou com o lançamento de selos comemorativos dos Correios, alusivos à 19ª edição do Fica e aos 160 anos do Cineteatro São Joaquim. Na saída do espaço, o público ainda conferiu um sarau do solista Hudson Aires e da pianista Consuelo Quireze, com arranjos de Fernando Passos Cupertino. A apresentação homenageou os 15 anos do título de Patrimônio Histórico da Humanidade, conferido pela Unesco à cidade de Goiás.