Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Terceira edição do Fronteira

Goiânia será sede de festival internacional de cinema de 16 a 25 de março

Confira como funciona a mostra | 07.03.17 - 17:25 Goiânia será sede de festival internacional de cinema de 16 a 25 de março (Foto: Divulgação)
A Redação
 
Goiânia - Goiânia receberá entre os dias 16 e 25 de março a terceira edição do Fronteira Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental (FFF) e a primeira edição da Bienal Internacional do Cinema Sonoro (BIS). As atividades e mostras vão ocorrer nas duas salas do Cine Ritz, no Cine Cultura, e no Centro Cultural da UFG.
 
A terceira edição do festival será dedicada aos filmes da cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes. Uma retrospectiva que vai contar com exibições de seus principais trabalhos e com a presença da própria artista, que vai participar de debates após as sessões.
 
Segundo Rafael Parrode, curador da Retrospectiva Rita Azevedo Gomes, a cineasta portuguesa, apesar de uma carreira de mais de 30 anos, realizou poucos filmes, mas feitos com muito tempo, paciência, alma e paixão. “Seu trabalho é uma espécie de desdobramento do teatro, da pintura e da literatura até se transformar em imagem de cinema, sempre em busca das pulsões mais íntimas e frágeis de seus personagens e de si, criando experiências raras de cinema e de vida. Um cinema impregnado de poesia, ao mesmo tempo, um atestado da resistência do cinema como arte possível ainda nos dias de hoje”, disse.  
 
Em 2017 serão 25 sessões do FFF e 25 sessões do BIS. O Fronteira prevê a realização de cinco mostras principais, a Mostra Competitiva de Longas e a Mostra Competitiva de Curtas, com curadoria; a Mostra Retrospectiva; a Mostra Cineastas na Fronteira; a Mostra Cadmus e o Dragão. A curadoria das mostras é de Marcela Borela, Henrique Borela e Rafael Parrode. Confira a programação completa no site
 
O festival é realizado pela produtora Barroca e conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Goiás, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Goiás (Lei Goyazes) e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Já o BIS é uma realização da F64 Filmes, com apoio do Fundo Estadual de Cultura de Goiás e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 
 
Encontro Internacional de Programadores de Cinema 
Entre os dias 20 e 22 de março vai ser realizado o Ver Cinema – Encontro Internacional de Programadores de Cinema. O evento vai ocrrer de forma paralela ao III Fronteira Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental, e tem o objetivo de reunir profissionais e pesquisadores que pensam a programação brasileira de filmes e obras audiovisuais. O evento é gratuito e aberto a toda a população.
 
Serviço:
III Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental, I BIS – Bienal Internacional do Cinema Sonoro
Data: 16 a 25 de março 
Locais: Cine Ritz, Cine Cultura e Centro Cultural UFG
 
ABERTURA – pré-estreia mundial
Acts & Intermissions (2017), de Abigail Child (EUA)
16 de março de 2017 – 20h – Cine RITZ (Rua 8, 501 - Centro, Goiânia/GO - Tel: (62) 3229-2221)
 
Ingressos:
ABERTURA – Entrada Franca
Demais Mostras e sessões: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada)
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351