Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

“15 anos de Patrimônio Mundial”

Cidade de Goiás será homenageada na edição 2017 do FICA

Tema foi lançado na quinta-feira (15/12) | 16.12.16 - 15:12 Cidade de Goiás será homenageada na edição 2017 do FICA (Foto: Solimar Oliveira)A Redação

Goiânia -
 Como forma de homenagear a cidade de Goiás, que sedia o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) desde sua criação, a edição 2017 do festival terá como tema “15 anos de Patrimônio Mundial". A escolha é uma referência à importância histórica e cultural do título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) à Cidade de Goiás em 2001. O anúncio foi feito na noite de quinta-feira (16/12) no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás.
 
O lançamento do tema aconteceu durante uma roda de conversa que relembrou os caminhos do “Dossiê ao Título”, em alusão ao entregue documento entregue à UNESCO à época da candidatura à honraria de Patrimônio Mundial. A mesa foi composta pelo superintendente executivo de Cultura da Seduce, Nars Chaul; pela superintendente regional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Salma Saddi e pelo coordenador do dossiê, Marco Antônio Galvão.
 
A conversa contou com a colaboração de moradores e pesquisadores, além da prefeita do município, Selma Bastos. Eles relembraram detalhes da elaboração do dossiê e discutiram os desafios da preservação da cidade, e consequentemente do título mundial. “A Cidade de Goiás tem uma magia no coração, com amor em preservar as tradições, e isso a fez ficar mais importante para o mundo”, pontou Chaul.
 
A superintendente regional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Salma Saddi, lembrou que o título da cidade é uma conquista de todo Estado. “A candidatura mexeu com o Estado inteiro. O mês do reconhecimento foi o que mais nós recebemos excursão de escolas. Então, todas as cidades de Goiás começaram a dizer para nós: ‘nós também temos história’ ”, recordou a superintendente.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351