Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

De 4 a 9 de outubro

16ª Goiânia Mostra Curtas levanta reflexão sobre cinema negro brasileiro

A entrada é franca | 09.09.16 - 16:00 16ª Goiânia Mostra Curtas levanta reflexão sobre cinema negro brasileiro (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
Apresentar um panorama sobre a produção de curta-metragens feita por realizadores negros no século 21 é a intenção da Curta Mostra Especial – Cinema Negro Brasil Contemporâneo, que integra a programação da 16ª Goiânia Mostra Curtas. Nos dias 4, 8 e 9 de outubro, o público poderá conferir filmes que ilustram como as mudanças sociais, que vem acontecendo nos últimos anos, têm propiciado o surgimento de uma nova geração de cineastas.
 
A Curta Mostra Especial é temática e não-competitiva – diferente das demais que compõem o festival. Por ser única, carrega o objetivo de criar um espaço de debate e reflexão acerca do tema, escolhido anualmente pela diretora da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla. Segundo ela, o espaço “propõe um encontro entre expoentes do início do cinema negro no País e representantes da nova geração, que está cada vez mais forte. O protagonismo do negro transcende o cinema e precisa ser celebrado diariamente, em todas as esferas”.
 
Grandes nomes representativos da temática serão homenageados na Curta Mostra Especial: Zózimo Bulbul (in memoriam), considerado um dos maiores expoentes da cinematografia afro-brasileira dos anos 60 e 70, Adelia Sampaio, primeira realizadora negra brasileira em longa-metragem, famosa por seus trabalhos nos anos 80, e as atrizes Ruth de Souza e Chica Xavier, intituladas Damas Negras.
 
A curadoria da mostra é assinada pela produtora e cineasta Flávia Cândida, com produção do, também cineasta, Clementino Júnior, que soma experiências de docência audiovisual e diretor do Cineclube Atlântico Negro, no Rio de Janeiro.
 
Na agenda, além da exibição de filmes, haverá debate com participação de Clementino Júnior; a ex-secretária municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Ana Rita de Castro; a idealizadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro (Ficine), Janaína Oliveira; o cineasta premiado internacionalmente Jefferson Dê; e a cineasta, diretora e fundadora da Afroflix de apenas 24 anos, Yasmin Thayná. 

Além da Mostra Especial, a 16ª Goiânia Mostra Curtas apresenta outras quatro mostras: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios e 15ª Mostrinha – dedicada ao público infantil. A programação do evento vai além da exibição de filmes, com oferecimento de palestras, seminário, laboratório, painel, oficinas, encontros e lançamentos literários. Toda a agenda é gratuita. Neste ano, o festival conta com patrocínio da Oi e Rodonaves Transportes; incentivo da Lei Goyazes, Fundo de Arte e Cultura de Goiás, Seduce Goiás, Governo de Goiás e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia; e apoio da Oi Futuro, Unimed Goiânia e Sebrae Goiás.
 
Serviço
16ª Goiânia Mostra Curtas
De 4 a 9 de outubro – Curta Mostra Especial: dias 4, 8 e 9.
Teatro Goiânia
Entrada franca
Confira a lista de filmes completa
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351