Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cidade de Goiás

O cinema em Goiás avança e um dos pilares é o Fica, diz Lisandro Nogueira

Festival já tem data marcada para 2017 | 21.08.16 - 16:15 O cinema em Goiás avança e um dos pilares é o Fica, diz Lisandro Nogueira (Foto: Lucas Cássio – Jornal A Redação)
Lucas Cássio 
 
Cidade de Goiás - Nos últimos meses, o professor Lisandro Nogueira, coordenador geral do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental 2016 (FICA), esteve totalmente envolvido com a organização do vento, realizado na cidade de Goiás. Em entrevista, Lisandro fez um balanço da edição 2016 do festival e afirmou que o Fica tem ajudado o cinema goiano a avançar. 
 
Em dezoito edições, o festival já passou por altos e baixos. E a tentativa nos últimos anos é fazer com que o evento retome os olhos para o conceito que ele foi criado, que é o cinema com foco no meio ambiente. Lisandro ressaltou que a “inflação” de shows nacionais em edições anteriores a 2015 fez com que o evento perdesse sua essência. “Não desprezemos os shows, mas achamos que nos últimos seis anos virou uma inflação de shows que prejudicou muito o festival”, disse. Na edição do ano passado, o Fica não teve nenhuma atração musical nacional. Já neste ano, o evento vai contar com o show de encerramento de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.   
 
Composto por mostras competitivas, oficinas, fóruns e debates, o evento, conforme ressaltou Lisandro, é um incentivador para a produção cinematográfica goiana.  “Não é só um festival de cinema, é um festival que se preocupa com a formação. A própria cidade tem cineastas. O cinema em Goiás avança e um dos pilares é o Fica”, afirmou. 
 
Em relação à qualidade dos filmes deste ano, Lisandro contou que o nível está melhor do que em outras edições. Ele explicou que a seleção é feita por um grupo de cinco pessoas e que a organização do festival não interfere na escolha dos filmes. “Eles selecionam 15 horas para a mostra competitiva. Eles têm soberania completa”, disse. “Soberania que o próprio festival já pagou o preço. Muitas vezes chegam filmes para a mostra competitiva que eu considero que não estão no nível do festival”, completou.
 
O festival termina neste domingo (21) com a entrega dos prêmios, que juntos somam R$ 280 mil para os vencedores. O encerramento ainda vai contar com apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás e show com Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.
 
Para o próximo ano, o festival já tem data marcada: de 20 a 25 de julho.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351