Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cidade de Goiás

'Se Liga no Fica' coloca os alunos como protagonistas do festival

Evento segue até este domingo (21) | 20.08.16 - 09:04 'Se Liga no Fica' coloca os alunos como protagonistas do festival (Foto: divulgação)
A Redação

Cidade de Goiás -
Lotação máxima no Cinemão. As pessoas se aglomerando por todos os cantos, esparramando-se pelo chão, entre as fileiras, no fundo da sala. Já não cabe mais ninguém. Outra sessão teve que ser organizada para logo em seguida. Diretores, produtores, roteiristas, cinegrafistas – todos presentes na exibição, sentados lado a lado com o público, assim como sentam-se todos os dias, na sala de aula.
 
O grande espetáculo do Fica 2016 foram eles. A comunidade. As crianças. Os pequenos vilaboenses que nessa sexta-feira (19/08), tiveram a chance de ver, e se reconhecer, nas produções do Se Liga no Fica, um projeto de oficinas comunitárias de produção audiovisual, que teve hoje sua apresentação em mostra competitiva na mesma tela em que o festival exibe filmes de todas as partes do mundo.
 
Antes de chegarem naquela sala, com os olhos e sorrisos disparados, eles percorreram um caminho de aprendizado. Em meados de junho, foi apresentado às escolas  da rede estadual da cidade um projeto conduzido em uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte por meio de sua Subsecretaria Regional de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, o Idesa (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental) e o Instituto Federal de Goiás. A ideia era realizar oficinas de audiovisual dentro das escolas, ministradas pelos alunos e professores do IFG e, então, produzir filmes de curta-metragem com as próprias crianças. No Se Liga no Fica, eles foram os protagonistas: participaram desde a concepção das ideias, aos roteiros, filmagens, produção, e ainda foram atores, narradores, diretores.
 
Foi exatamente por isso que a sessão desse dia 19 de agosto, dois meses depois do início do projeto, tinha as crianças no centro das atenções. Foram oito escolas participantes: Centro de Ensino em Período Integral Alcides Jubé, com o filme Yberaba – o brilho das águas; Colégio Estadual Cora Coralina, com Cerrado brincando; Colégio Estadual de Aplicação Professor Manuel Caiado, com Dia de Domingo; Colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado, com Memórias secas; Colégio Estadual Walter Engel, com Elo; CPMG Unidade João Augusto Perillo, com Raízes; Colégio Estadual Dom Abel, com Esquadrão Cerrado; Escola Estadual da Família Agrícola de Goiás, com Filhos da terra; Escola Estadual Mestre Nhola, com Água que te quero água; Escola Lar São José, com Plantar, cuidar e colher; e o Lyceu de Goiás, com Meu nome é Lyceu. Estavam todas elas, em peso, com alunos, pais e professores, dentro do Cinemão, a grande sala de cinema do Fica 2016. Elas e a sinceridade das reações do público: risos, vaias, gritos e muitos, muitos!, aplausos.
 
A abertura ficou por conta do Subsecretário Jonas Berquó. Emocionado, ele falou da alegria em ver os alunos desenvolvendo ações que falam de meio ambiente, em uma cidade que precisa tanto discutir isso. “Mais do que fazer os vídeos ou ganhar, o mais importante é capacitar os alunos e professores”, afirmou. Segundo ele, havia uma demanda por mais participação das escolas no Fica e essa demanda foi plenamente atendida nessa 18ª edição do festival, com projetos como o Se Liga no Fica e o concurso de redação O que fica do Fica.
 
A premiação do melhor filme da Mostra Competitiva do Se Liga no Fica será realizada no domingo, dia 21, às 19h, logo após a cerimônia de encerramento do Fica 2016. A escola vencedora será premiada com um kit GO Pro, um projetor de vídeo e uma câmera fotográfica, visando estimular a continuidade das ações e projetos de audiovisual. Mas, pela emoção que podia ser sentida durante a exibição dos filmes, é certo que todos os participantes saem mesmo vitoriosos.
 
O cineasta e professor do IFG Carlos Cipriano foi supervisor das oficinas nas escolas e participou de todas as etapas do projeto. Para ele, os oficineiros também ganham imensamente com as ações com as crianças. “As escolas abraçaram o projeto de forma surpreendente, de uma forma que já estamos com saudade! Os alunos do IF estabeleceram vínculos, por conta da resposta que as crianças dão ao fazer o filme.” Os resultados, segundo Cipriano, são sentidos na prática. E o maior exemplo disso é o cineasta Lázaro Ribeiro.
 
Filho do Se Liga no Fica
O projeto Se Liga no Fica 2016 é uma retomada da proposta, que já havia sido conduzida em outras edições do festival, ainda em 2005 e 2006. Naquela época, a ação ocorria de forma diferente, mas foi bem ali que o documentarista, fotógrafo e produtor vilaboense Lázaro Ribeiro ganhou seu primeiro prêmio. Com o parceiro Wesley Jubé, eles produziram o curta Cora, entre pedras e flores, grande vencedor do Se Liga no Fica.
 
O filme foi a origem do que veio a ser outro filme do diretor, Caminho de Pedras, sobre a vida e obra de Cora Coralina. De lá para cá, ele não parou: hoje ele assina várias produções, entre elas Maria Macaca, vencedor de duas premiações do Fica 2015. “Tudo que eu aprendi de cinema foi no Fica. Comecei em 1999, então são todos esses anos de persistência para produzir e depois mostrar para o público. Esse prêmio do Se Liga no Fica foi a conclusão desse processo, um primeiro reconhecimento. E daí para frente nunca mais parei, sendo que todas as minhas produções são sobre a memória do vilaboense”, contou o diretor. Atualmente, ele se prepara para lançar Hugo, sobre a história do escritor Hugo de Carvalho Ramos. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351