Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

série Olympics

Jogos Olímpicos inspiram nova exposição de Zaragoza em São Paulo

Serão expostas 30 obras inéditas | 20.07.16 - 15:34 Jogos Olímpicos inspiram nova exposição de Zaragoza em São Paulo José Zaragoza (Foto: divulgação)

São Paulo - O artista plástico e publicitário José Zaragoza fará em agosto uma nova exposição de seus quadros. Será na Canvas Galeria de Arte e terá cerca de 30 trabalhos, obras inéditas da série Olympics, pintadas ao longo de mais de um ano. Em telas de diferentes formatos, as pinturas captam o ápice de boa parte dos esportes, dos saltos ornamentais ao futebol, da natação à esgrima, passando pelo hipismo, levantamento de peso, entre outras modalidades esportivas. Tudo com o traço característico de José Zaragoza, que sempre teve queda especial para o esporte.
 
Quando as atenções do mundo estão voltadas para a realização das Olimpíadas no Brasil, José Zaragoza, sócio fundador da lendária DPZ Propaganda, apresenta uma nova coleção de telas focadas nos esportes olímpicos. Batizada de Olympics, a exposição reflete a emoção das disputas por medalhas, o desempenho e os limites dos atletas.
 
O universo dos esportes sempre foi uma temática importante na obra de Zaragoza. Em 2002 ele lançou ao mercado a sua 1.ª série dedicada ao esporte, quando junto com Zico ajudou a promover o esporte na Ásia, durante a Copa do Mundo no Japão. Depois, em 2008, ele lançou o livro "Zaragoza, Olimpíadas e Futebol Arte" e em 2014 fez, na mesma Canvas, a exposição Futebol Arte, tratando apenas de futebol.
 
“Retratar o esporte, passou a ser para mim uma grande fonte de inspiração. Era quase uma obrigação diante da paixão dos brasileiros pelos esportes, sobretudo o futebol, e isso se tornou mais forte, parte de mim, nos anos 2000”. Em Olympics, Zaragoza pinta lances do futebol, homenageia craques, retrata o judô, a natação, o arco e flecha. “Tudo é muito colorido, dinâmico e movimentado. Quando eu era jovem gostava muito de futebol. Cheguei a jogar. Era péssimo, mas, claro, um peladeiro. Amo as coisas dos esportes, das cores, dos movimentos, da estética atlética, das disputas, dos corpos que se entrelaçam”, conta Zaragoza.
 
Ele acrescenta ainda que começou sua relação com o futebol em um bairro de Barcelona, onde morava com a família na infância. “Era uma casa de frente para o mar mediterrâneo, que tinha por vizinhança uma praça, uma igreja e, claro, um campo de futebol”.
 
Zaragoza também explica como caiu nas graças dos japoneses, em 2002, quando, junto com Zico, ajudou a promover o esporte na Ásia, durante a Copa do Mundo do Japão, e lançou a primeira série dedicada ao esporte. “Eu não tenho muitos ídolos. Tenho admiração pelo Pelé, pelo Zico, pelo Maradona, Cafu, Ronaldo. Atualmente, pelo Messi e pelo Neymar. Pinto os jogos de futebol e os esportes com paixão porque são coloridos”. Ele fez questão de pesquisar as cores e estilo atuais de cada país, uniformes e bolas que estão sendo usados pelas equipes.
 
José Zaragoza
Radicado no Brasil desde 1952, o artista plástico e designer espanhol José Zaragoza dedicou sua vida à publicidade, mas nunca deixou de pintar, tendo feito inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Natural de Alicante, na Espanha, José Zaragoza, 82 anos, adotou o Brasil como seu país. Apaixonado pelo desenho desde a adolescência, desenvolveu sua técnica por meio da teoria, na Escola de Belas Artes de Barcelona, e principalmente da prática. Trabalhou como ilustrador em uma gráfica e também como fotógrafo antes de ingressar no campo da publicidade. Passou pela agência J.W. Thompson e fundou, em 1962, juntamente com Francesc Petit, o estúdio de design gráfico Metro 3. Em 1968, ao lado de Petit e Roberto Duailibi, criou a DPZ, ícone da boa propaganda brasileira.
 
Zaragoza participou de três Bienais de São Paulo (63, 65 e 67), da 2.ª Bienal de Havana, em Cuba (1986), além de ter feito a mostra “Não Matarás”, no Masp (1986). Expôs em Paris, Nova York, Barcelona, Madri, Roma, Lisboa, Londres, Haia, Ludwigshafen (Alemanha) e em Tóquio e Shizuoka (Japão), assim como nas mais importantes cidades brasileiras.
 
Realizou, em 1999, um longa-metragem sobre São Paulo – “Até que a vida nos separe” e é autor de livros como “Layoutman” (Gold Medal no Galaxy Awards, nos EUA), “Zaragoza por Esporte”, “Olimpíadas e Futebol Arte”, “Desenhos Eróticos”, além de “Meio Século Revisão”, originado da exposição homônima realizada no Museu Brasileiro de Escultura, em 2005, com um panorama de seus 50 anos de carreira como artista plástico.
 
Serviço
A exposição Olympics será aberta apenas para convidados no dia 2 de agosto.
O público, que tem entrada gratuita, abre no dia 3 e fica em cartaz até 19 de agosto, das 11 às 19h de segunda a sexta e aos sábados das 10 às 14h.
Local: Canvas Galeria de Arte
Endereço: Av. Europa 715, Jardins - São Paulo, Capital

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351