Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

PAC Cidades Históricas

Iphan inaugura restauração do Arquivo Diocesano da cidade de Goiás

Cerimônia será nesta quinta-feira (30/6) | 29.06.16 - 15:37 Iphan inaugura restauração do Arquivo Diocesano da cidade de Goiás Imagem do projeto da requalificação da Diocese de Goiás (Foto: Divulgação)
A Redação
 
Goiânia - Recuperado com recursos do PAC Cidades Históricas, o  Arquivo Diocesano da cidade de Goiás será inaugurado nesta quinta-feira (30/6), às 18 horas. O investimento nas obras de restauração do arquivo é de R$ 1,33 milhão. A cerimônia de entrega vai contar com a presença do ministro da cultura, Marcelo Calero; do governador de Goiás, Marconi Perillo; da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. da superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi; e pela prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos.
 
O projeto incluiu a reestruturação do espaço externo para abrigar as instalações de um novo centro de pesquisa para a comunidade. Foram efetivadas, segundo o Iphan, ações como o posicionamento de um novo bloco, afastado do muro limite e próximo do edifício central, e a criação de acessos diferenciados para o público externo e interno.
 
Entre os arquivos da Diocese constam documentos de valor histórico como batismos, casamentos e óbitos dos séculos XVIII, XIX e XX, disponíveis para consulta pública. A documentação relativa ao bispado de Dom Tomás Balduíno, incluindo arquivos do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Comissão Pastoral da Terra, vão fazer parte do acervo. O imóvel da Diocese está inserido no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade de Goiás, tombada pelo Iphan em 1978.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351