Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Paulo Mendes da Rocha

Arquiteto que projetou estádio Serra Dourada será premiado na Itália

Solenidade será neste sábado, em Veneza | 26.05.16 - 10:56 Arquiteto que projetou estádio Serra Dourada será premiado na Itália Paulo Mendes da Rocha (Foto: divulgação)
Yuri Lopes
 
Goiânia
– O arquiteto Paulo Mendes da Rocha será o primeiro brasileiro a receber o prêmio Leão de Ouro, na Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália. A cerimônia de entrega será no próximo sábado (28/5) e vai consagrar o arquiteto responsável pelo projeto do estádio Serra Dourada, em Goiânia.
 
Nascido em Vitória (ES), Paulo da Rocha tem 87 anos e assina, além do Serra, o prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo, na capital paulista; o Museu Brasileiro da Escultura (Mube), Museu de Arte de Campinas, o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, sua primeira obra fora do Brasil, inaugurado em 2015.


(Foto: divulgação)
 
A indicação do arquiteto brasileiro partiu do colega de profissão, o chileno Alejandro Aravena, curador da 15ª edição da Bienal. A sugestão acabou acatada pelos diretores da mostra, que levaram em conta o conjunto de suas obras. Uma das características mais marcantes dos projetos assinados pelo brasileiro, conforme explicou a curadoria, é a atemporalidade.
 
A peculiaridade das obras de Paulo Mendes observadas pelo curador da mostra italiana é fielmente percebida no Serra Dourada. Mesmo sendo um “quarentão”, o estádio ainda preserva as suas características de quando foi inaugurado. Passa por reformas estruturais de conservação, mas mantém a geometria proposta pelo seu criador.
 
Além do Leão de Ouro, o arquiteto também já venceu o Pritzker, considerado o maior prêmio de arquitetura do mundo. Depois de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes foi o único brasileiro receber tal reconhecimento, em 2006.
 
O estádio é administrado pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). (Com informações da Assessoria de Comunicação da Seduce)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351