Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Durante bate-papo em Goiânia

Mara Luquet e Ruy Marra contam como a respiração pode melhorar sua rotina

Ambos são autores do livro ‘Muito Além do Voo’ | 21.05.16 - 10:16 Mara Luquet e Ruy Marra contam como a respiração pode melhorar sua rotina Ruy Marra (esq.) e Mara Luquet (dir.) participaram de bate-papo sobre o livro 'Muito Além do Voo' (Foto: Letícia Coqueiro)
Yuri Lopes
 
Goiânia – A jornalista especialista em finanças Mara Luquet e o neurocientista e instrutor de voo livre Ruy Marra estiveram em Goiânia na última quinta-feira (19/5) para um bate-papo informal, mediado pelo diretor executivo do jornal A Redação, Wolney Unes, onde falaram sobre o livro ‘Muito Além do Voo’, que escreveram juntos. O evento realizado na livraria Nobel do Shopping Bougainville, com apoio do jornal A Redação.

Depois de explicar como surgiu a ideia de fazer o livro, Mara contou que o apoio profissional de Ruy foi essencial para que ela conseguisse superar o medo de voar de asa delta.


Diretor executivo de A Redação, Wolney Unes mediou o bate-papo (Foto: Letícia Coqueiro)
 
No dia seguinte, os dois ministraram a palestra Economia Emocional – Administrar Pessoas é Conduzir Emoções, no restaurante República da Saúde, com lotação máxima. O evento foi uma promoção da Agregar Gestão de Pessoas.
 
O início de tudo
Além de comentar sobre o mercado financeiro no jornal da Globo, no SPTV e na CBN, Mara também é comentarista do Globo News Em Pauta. Foi neste programa que ela, após a recusa de outro colunista, recebeu a missão de saltar de asa delta no Rio de Janeiro, como parte de uma matéria especial sobre os 450 anos da cidade.
 
“Entre vencer o medo e perder o emprego eu escolhi a primeira opção”, contou Mara durante o bate-papo no Bougainville. Para superar o medo e ter orientação de um especialista, Mara começou a pesquisar sobre o assunto, e foi quando conheceu Ruy Marra, maior referência do Brasil em voo livre.


Público ouviu os autores do livro e fizeram perguntas aos convidados (Foto: Letícia Coqueiro)
 
As conversas dos dois, os ensinamentos de Ruy e o aprendizado de Mara se tornaram os ingredientes para o livro, publicado pelas editoras Leya e Letras & Lucros.
 
Muita coisa a ser mudada
“Quando a Mara entrou em contato comigo, eu percebi de cara que ela deveria estar em um estado de estresse muito alto. Eu tinha apenas um mês para que ela conseguisse correr na rampa com a mente no presente, não com a mente perdida nas perdas do passado [por conta da perda da avó e do pai] nem no futuro”, contou Ruy Marra.
 
Ruy falou ainda sobre a importância da qualidade do sono e de técnicas de respiração que modulam as emoções e Mara constatou que dormir bem é um investimento necessário. “Percebi que dormir muito não significa necessariamente dormir bem. Conseguir completar o ciclo do sono é o mais importante”, conta a jornalista. Mudanças de hábito contribuem para conseguir esta meta e foi o que Mara fez. “Eu dormia com o celular e o tablete ligados do lado da cama. Agora, para não correr o risco eu escondo o celular em outro quarto e deixo o tablete desligado e só ligo quando acordo, para ler os jornais pela manhã”.
 
Outro comportamento adotado por Mara que colaborou para a melhoria do sono é ler livro em um local que não seja a cama. “Tenho uma sala de leitura e quando eu termino de ler, aí eu vou para o quarto dormir”, revela. Para complementar estes hábitos, Rui passou a receita de um suco que é ensinado no livro.
 
A jornalista explicou que é comum ver executivos que lidam com o mercado financeiro não terem tempo para coisas essenciais, como almoçar adequadamente, por exemplo. “Percebi que dá sim para dedicar um tempo para si mesmo. Eu comecei a preparar meu próprio alimento e eu já sei fazer uma salada foi uma salada, pois para mim foi um avanço”.
 
“Quando você tira um tempo para si mesmo, não é um tempo perdido, pelo contrário. Incorporar estas atividades na rotina deixa você mais produtivo, mais criativo.”, contata ela.
 
Equilíbrio
“A minha vida nunca foi nem será exemplo de equilíbrio para ninguém”, decreta Mara no início da conversa sobre ser menos impulsivo e prestar atenção nos hábitos do dia-a-dia. A jornalista contou que se até ela conseguiu colocar um pouco de ordem no caos que é sua vida, qualquer um consegue.
 
“A questão da respiração te ajuda a dar uma organizada no pensamento. Como o Ruy fala, a respiração ela media a relação do cérebro e do coração. Se essa relação está azeitada, as coisas fluem melhor no seu corpo e na sua mente”, resumiu a jornalista.
 
Poder do cérebro
Ruy contou o que chamou de notícias boas aos participantes do bate-papo. “Estados fisiológicos podem alterar estados cerebrais. É possível alterar a plasticidade do cérebro via respiração. E também é possível que estados cerebrais alterem estados fisiológicos”. O neurocientista explicou ainda que adotar estas técnicas de respiração podem influenciar na melhora de dores crônicas.
 
Voz do público
Após abrir para participação do público para perguntas, Ruy foi perguntado se é correta a afirmação de que quando estamos ligados no passado estamos depressivos, quanto estamos ligados no futuro estamos ansiosos e quando estamos tranquilos estamos ligados no presente. Ruy voltou a citar a força da respiração. “Se você perceber que está ansioso ou depressivo, conecte-se com a sua respiração, pois ela vai te trazer para a tranquilidade do presente”, ensinou.
 
Outro participante do bate-papo questionou os autores do livro sobre a ideia de que ter uma vida de correria, cheia de compromissos e sem tempo para si mesmo, são sinônimos de ser bem sucedido. Mara disse que bem sucedido é aquele que tem tempo. “Tentar dar outro ritmo para sua vida, no meio do caos é possível e isso é que representa ser bem sucedido”, completou. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351