Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Formação profissional

Icumam abre inscrições para curso gratuito dedicado a roteiristas

Primeira fase começa em maio | 15.03.16 - 08:55 Icumam abre inscrições para curso gratuito dedicado a roteiristas Thiago Dottori é um dos roteiristas que participarão do curso (Foto: divulgação)
Yuri Lopes
 
Goiânia
- O Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) recebe inscrições para o 11º Curso de Formação Profissional – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais, a partir desta terça-feira (15/3) até 19 de abril.
 
O curso é gratuito, tem apoio do Fundo Estadual de Arte e Cultura, e é dirigido a interessados em capacitação e qualificação para a elaboração de roteiros audiovisuais de curtas ou longas-metragens de ficção e séries televisivas. Para acessar o regulamento clique aqui.
 
O curso terá início da primeira fase de 11 a 13 de maio de 2016 e vai atender a 80 participantes, divididos em quatro módulos. Os trabalhos serão conduzidos por roteiristas com atuação nacional, como Di Moretti, Marcelo Starobinas, Thiago Dottori e Denis Nielsen.
 
A lista de selecionados para a primeira etapa será divulgada em 25 de abril de 2016.
 
No módulo Ficção, Di Moretti traz conteúdo teórico e pequenos exercícios práticos de roteirização. A ementa prevê discussão da função do roteirista profissional, direitos e deveres, remuneração e contrato de trabalho, concursos e editais. O premiado roteirista dos longas Latitude zero e As vidas de Maria também vai compartilhar sua experiência sobre pesquisa, desenvolvimento de storyline, sinopse, argumento e escaleta, tratamentos de roteiro, personagens, formatação do roteiro, estrutura narrativa e arco dramático, construção de ações e diálogos.
 
Uma das novidades desta décima primeira edição do Curso de Formação Profissional realizado pelo Icumam é o desenvolvimento de personagens complexos. Marcelo Starobinas vai orientar a criação de protagonistas e de personagens secundários, em roteiros de filmes e séries de TV. Histórico do personagem, família e outras relações afetivas, além de identificação com o público estão na pauta do módulo Personagens.
 
Para interessados em séries televisivas dramáticas, Thiago Dottori irá apresentar um breve histórico de projetos bem-sucedidos pelo mundo, como introdução para identificação de estilos. O passo seguinte é o estudo detalhado de estrutura narrativa, desenvolvimento de personagens, planejamento de temporada, além de compreensão do papel do roteirista na equipe de produção.
 
Denis Nielsen propõe, para o roteiro televisivo de humor, atividades de análise crítica de séries clássicas e atuais, além de investigação de casos de sua experiência pessoal. O curso abordará os conceitos básicos da dramaturgia de humor televisiva, tipos de personagem, estrutura, diferenças de estilos e o método de criação em todas as suas possíveis etapas, da ideia ao roteiro, passando por sinopse, escaleta e a dinâmica de uma sala de roteiristas.
 
A segunda etapa do curso, entre 5 e 8 de outubro, haverá outro processo seletivo, contemplando três projetos por módulo, com prioridade para os participantes da primeira fase do projeto. O regulamento também prevê atendimento prioritário para roteiristas, estudantes, profissionais do audiovisual, que residam no estado de Goiás.
 
Serviço:
Inscrições: 11º Curso de Formação Profissional – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais
Período: 15 de março e 19 de abril
www.icumam.com.br

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351