Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

‘Spotlight - Segredos Revelados’

Abuso sexual e corrupção na Igreja Católica nas páginas policiais

Filme estreia nesta quinta (14), em Goiânia | 14.01.16 - 09:22 Abuso sexual e corrupção na Igreja Católica nas páginas policiais (Foto: divulgação)
Yuri Lopes
 
Goiânia – “Não é só em Boston, é no país inteiro, no mundo inteiro”, é uma das frases mais fortes ditas em Spotlight – Segredos Revelados, filme baseado em fatos reais e que mostra uma investigação jornalística sobre denúncias de abuso sexual por mais de 70 padres de Boston, nos Estados Unidos, que foram encobertas pela Igreja Católica.

Leia mais:
Filme de Snoopy e Charlie Brown é a grande estreia desta semana em Goiânia
 
Com direção de Tom McCarthy e Rachel McAdams, John Slattery , Liev Schreiber , Michael Keaton , Mark Ruffalo e Stanley Tucci no elenco, o filme estreia nesta quinta-feira (14/1), no cinema Lumière do Shopping Bougainville.
 
O título do filme, apenas Spotlight, no original, faz referência a uma equipe de reportagens especiais do jornal The Boston Globe. Os quatro jornalistas, vividos por Ruffalo, McAdams, Keaton e d'Arcy James, passam a investigar denúncias de abuso de menores por padres em Boston e a suspeita de que a Igreja sabia dos abusos e não fez nada para punir os pedófilos.
 
O resultado do trabalho investigativo da equipe do Boston Globe foi a conquista de um Prêmio Pulitzer, a maior honraria concedida a um trabalho jornalístico.


Das características do filme que merecem elogios estão o tom sério sem ser cansativo no qual o filme é conduzido, e a atuação convincente de Mark Ruffalo no papel de um jornalista extremamente dedicado à profissão.
 
Além do entretenimento, outra função de Spotlight é servir de alerta para aprendermos a desconfiar sempre, inclusive de instituições cheias de gente admirada publicamente, bem-intencionadas ou que parecem estar acima de qualquer suspeita.
 
Este filme, que estreou sob aplausos no Festival de Veneza, e foi exibido no Festival de Toronto, é a prova da necessidade deste alerta constante, já que a Igreja, familiares das vítimas, a polícia, advogados e jornalistas sabiam das denúncias e dos fatos e pouco (ou nadea) fizeram até o caso virar prioridade na redação do Boston Globe.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351